Escolhidos em eleição suplementar, prefeito e vice de Itupeva tomam posse dos cargos


Sessão solene foi realizada na segunda-feira (22), na Câmara dos Vereadores. Prefeito Rogério Cavalin (MDB) e vice-prefeito Isaque Messias (MDB) tomaram posse dos cargos. Rogério Cavalin e Isaque Messias tomaram posse dos cargos de prefeito e vice-prefeito de Itupeva (SP)
Reprodução/Redes sociais
O prefeito e o vice-prefeito de Itupeva (SP), escolhidos durante a eleição suplementar realizada em 3 de dezembro do ano passado, tomaram posse dos cargos na segunda-feira (22). A sessão solene teve início na Câmara dos Vereadores e encerramento na prefeitura.
📱 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
O prefeito Rogério Cavalin (MDB) venceu a eleição suplementar com 59,11% dos votos. Isaque Messias (MDB) ocupa o cargo de vice.
Eleição fora de época
A eleição atípica ocorreu por conta da cassação do mandato do prefeito Marco Antônio Marchi (PSD) pelo uso indevido dos meios de comunicação na campanha eleitoral de 2016. Em agosto do ano passado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) derrubou a sua candidatura em decisão unânime, por sete votos a zero.
Conforme o TRE-SP, o Código Eleitoral, no artigo 224, § 3, prevê a realização de eleições suplementares quando a decisão da Justiça Eleitoral indefere o registro de candidatura, cassa o diploma ou determina a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados.
Em outubro de 2020, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) já havia decidido pela cassação de Marcão Marchi.
O político foi eleito prefeito de Itupeva nas eleições municipais de 2020, junto ao vice-prefeito Alexandre Mustafá.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.