‘Grande amigo do Brasil’, diz Itamaraty sobre Mujica; políticos lamentam morte do ex-presidente uruguaio

O Itamaraty divulgou na tarde desta terça-feira (13) uma nota de pesar pelo falecimento do ex-presidente uruguaio José Alberto “Pepe” Mujica.

“Grande amigo do Brasil, o ex-presidente Mujica foi um entusiasta do Mercosul, da Unasul e da Celac, um dos principais artífices da integração da América do Sul e da América Latina e, sobretudo, um dos mais importantes humanistas de nossa época”, diz o texto.

Mujica morreu na tarde desta terça no Uruguai, aos 89 anos, após entrar em cuidados paliativos por conta de um câncer de esôfago. Ele foi diagnosticado em abril de 2024 e passou por radioterapia até 16 de junho do ano passado, quando interrompeu o tratamento.

O texto do Itamaraty lembrou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concedeu ao ex-presidente do Uruguai a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta condecoração oferecida pelo Brasil a cidadãos estrangeiros.

“O legado de ‘Pepe’ Mujica permanecerá, guiando todas e todos aqueles que genuinamente acreditam na integração de nossa região como caminho incontornável para o desenvolvimento e na nossa capacidade de construir um mundo melhor para as futuras gerações.”

Partida de Mujica causa comoção

Diversos políticos e organizações brasileiros se manifestaram nas rede sociais sobre a morte de Mujica. Confira:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.