
Reprodução/TV Vitória
Em 13 de maio de 1917, três crianças afirmaram ter presenciado uma aparição da Virgem Maria em Cova de Iria, na cidade de Fátima, em Portugal. A santa teria trazido aos pequenos segredos e revelações que são celebrados por católicos até os dias de hoje, quando se comemora o dia de Nossa Senhora de Fátima.
Passado mais de um século da suposta primeira aparição, católicos em todo mundo ainda reverenciam as crianças, os três pastorinhos: Lúcia dos Santos, de 10 anos; Francisco Marto, de 9; e Jacinta Marto, então com 7 anos.
LEIA TAMBÉM:
- Papa Leão XIV revela escolha de nome e diz que vivemos Revolução Industrial
- Foto do papa Leão XIV bebendo cerveja no Brasil viraliza; entenda a história
- Novo papa foi criticado por suposta omissão em casos de abuso sexual
Naquela época, após o relato das crianças, diversas pessoas se tornaram devotas e passaram a acompanhar os pastorinhos, na esperança de também verem a santa, como explica o vigário do Convento da Penha, frei Paulo César Ferreira.
Aos devotos, neste dia se comemora a aparição de Maria Santíssima a três crianças, na cidadezinha de Fátima. Como estas aparições ocorreram, é difícil descrever, mas foi uma experiência muito intensa para estas crianças. Desde então, se manteve esta tradição. Muitas pessoas passaram a ser devotas, e em uma das aparições, a Virgem Maria teria pedido às crianças que rezassem com seus pais, pela conversão daqueles que não creem, relata.
Segredos de Fátima
Segundo a história, a santa teria repassado três segredos aos pastorinhos, que ficaram conhecidos como “Profecias de Fátima”.
A primeira delas seria uma visão do inferno, onde estavam demônios e almas, como foi descrito por uma das testemunhas, Lúcia.
Já o segundo, se tratava de um aviso sobre a Segunda Guerra Mundial. Naquela época, a Primeira Guerra ainda acometia a Europa, e segundo os pastorinhos, a santa teria mostrado imagens de um conflito ainda maior. Ela também pediu a consagração da Rússia ao Imaculado Coração de Maria.
Já o terceiro, revelado oficialmente em 2000, mostrava a imagem de um “bispo de branco”, sendo atacado, o que foi interpretado mais tarde como o ataque a tiros ao papa João Paulo II, em 1981.
Segundo o vigário, as mensagens foram reveladas em forma integral a poucas pessoas e de acordo com ele, todas lidam com a busca pela paz mundial.
O vigário relata ainda que tem uma história particular com Nossa Senhora de Fátima, e foi com ela que descobriu sua vocação para o sacerdócio, aos 5 anos.
“Eu vi uma imagem peregrina, na minha cidade Caxambu, em Minas Gerais. Naquela época, me lembro da estrada de terra, das ruas iluminadas. As pessoas se preparavam para receber a santa em casa. Minha família ia receber e eu fiquei com a função de receber a santa com pétalas de rosas, jogadas de cima de um muro. Desde então comecei a rezar e não parei mais. O cheiro de rosas ainda me lembra daquele momento”, relata.
Oração de Nossa Senhora de Fátima
Santíssima Virgem, que nos montes de Fátima
Vos dignastes revelar aos três pastorinhos
Os tesouros de graças que podemos alcançar,
Rezando o Santo Rosário,
Ajudai-nos a apreciar sempre mais
Esta santa oração, a fim de que,
Meditando os mistérios de nossa redenção,
Alcancemos as graças que insistentemente
Vos pedimos
Ó, meu bom Jesus, perdoai-nos,
Livrai-nos do fogo do inferno,
Levai as almas todas para o Céu
E socorrei principalmente
As que mais precisarem.
Nossa Senhora do Rosário de Fátima, rogai por nós!