Vitória inicia cronograma para reformar praças dos Namorados e dos Desejos

Praça dos Namorados, em Vitória. Foto: Ocimar Moreira

A Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec), anunciou um cronograma de reformas para as praças dos Namorados, na Praia do Canto, e Dos Desejos, em Santa Helena.

As restruturações fazem parte do programa “Vitória de Frente Para o Mar”, que pretende explorar o potencial turístico da capital. As intervenções visam fazer uma ligação direta entre pontos conhecidos da cidade.

LEIA TAMBÉM:

  • “Sinto a força dela comigo”: tenente no ES transforma dor da perda da filha em motivação
  • Policiais penais, mãe e filha compartilham com orgulho a profissão
  • Mães solo enfrentam barreiras na garantia de direitos aos filhos

Como explica a vice-prefeita e titular da Sedec, Cris Samorini, por enquanto os projetos de restruturação das praças passam pelo processo de diálogo com a população que frequenta os espaços.

Temos trabalhado este programa pensando na vocação natural da cidade, incentivando o turismo, a prática esportiva, prática pesqueira. Sabemos da importância das praças, porém temos que projetá-las como espaço que represente o futuro da cidade, na organização destes espaços, para que continuem com atividade, com utilização, disse Samorini.

Impacto ambiental e conversas com a comunidade

De acordo com Samorini, as reformas precisam obedecer uma série de fatores, como a preservação de árvores na região, assim como áreas ajardinadas encontradas nas duas praças.

Além disso, ela destaca que a Área de Proteção Ambiental (APA) Baía das Tartarugas, que fica localizada de frente para a Praça dos Namorados, será tratada com atenção pela gestão, conforme as obras avancem.

Segundo ela, a pasta tem dialogado com a comunidade para entender possíveis melhorias sugeridas pelos próprios moradores da região.

Este processo envolve, inclusive, associações de moradores de bairros como a Praia do Canto, Praia do Suá, até Santa Helena.

“Como fizemos em outros projetos, estamos agora em diálogo com a comunidade, temos uma lista de pessoas que utilizam, assim como os próprios artesãos, empreendedores, esportistas. Precisamos ter uma ocupação com mais inclusão e com mais modernidade nestes espaços”, relata.

Entrega de projeto preliminar

Segundo a vice-prefeita, o cronograma de escuta das comunidades deve se estender até, pelo menos, o fim de junho.

No mês seguinte é esperada a entrega de um projeto preliminar que contemple as alterações a serem feitas nos dois espaços, levando em consideração o que foi tratado com os representantes dos núcleos ouvidos.

De acordo com Samorini, somente após este período será possível mostrar com mais clareza as intervenções que serão feitas nos espaços.

“Neste momento ainda não há nada projetado, porque ainda estamos na escuta, e este é um cronograma extenso, passando por associação de moradores, teremos também o Centro Náutico, representantes das artes. Vamos coletar todas estas informações para entregarmos um espaço de ocupação melhor, e queremos este projeto de melhoria, para integrar e conectar Vitória”, afirmou.

Reinauguração da pista de skate

Em 25 de abril, a pista de skate da Praça dos Namorados foi reinaugurada após cerca de seis meses de reformas.

As melhorias foram anunciadas em outubro do ano passado. Dentre as intervenções está a instalação de duas rampas, além de obstáculos para os praticantes de esportes. Um alambrado também foi colocado no local.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.