
O Governo do Estado anunciou, nesta segunda (12), a criação do Invest-ES, uma agência de atração de investimentos. Nesse sentido, o objetivo é promover as potencialidades econômicas do Estado e atrair investidores. O governador Renato Casagrande fez o anúncio durante o Brazilian Regional Markets, evento promovido pela Apex Partners no Harvard Club de Nova York. O encontro reúne lideranças políticas e empresariais para apresentar oportunidades de negócios nas regiões mais dinâmicas do Brasil.
Agora, a Assembleia Legislativa precisa votar a criação da nova agência. O governo deve encaminhar o projeto de lei nos próximos dias.
Estamos apresentando o potencial do nosso Estado e nossas políticas públicas. Estamos criando o Invest Espírito Santo, uma estrutura para atrair mais investimentos externos, algo que outros estados como Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo já têm. Renato Casagrande, governador do ES
O vice-presidente da Rede Vitória, Américo Buaiz Neto e o diretor-executivo, Felipe Caroni, acompanham o evento que apresenta as potencialidades do Estado nos EUA. Caroni acredita que o anúncio do Invest-ES mostra a força do Espírito Santo para gerar negócios.
“Ter um órgão específico para atrair empresas é um passo importante para transformar ainda mais o desenvolvimento do Estado. Nós, da Rede Vitória, acreditamos que é uma oportunidade de mostrar o potencial do Espírito Santo para investidores do mundo inteiro e isso está de acordo com a nossa missão de divulgar as possibilidades e o ambiente de negócios capixaba”.
Ficamos felizes também de acompanhar o papel de destaque do Estado em um evento internacional como o Brazilian Regional Markets, aqui em Nova York. É um sinal importante de que devemos olhar para fora na hora de buscar oportunidades. Felipe Caroni, diretor-executivo da Rede Vitória
Invest-ES
O órgão Invest-ES será uma sociedade de propósito específico. Nesse sentido, a agência terá ligação direta com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes). Ou seja, a agência vai atuar como facilitadora para investidores interessados em oportunidades no Espírito Santo. Do mesmo modo, o modelo capixaba leva em conta a experiência de São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina,
A estrutura do Invest-ES terá modelo de serviço social autônomo, com regime jurídico próprio e gestão por contrato. Os profissionais que vão trabalhar na agência passarão por processo seletivo simplificado, regidos pela CLT. O contrato de gestão será de quatro anos, com metas e indicadores de desempenho definidos. A fiscalização ficará a cargo do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O governo ainda vai definir a localização da sede do escritório.
O escritório também contará com um conselho remunerado, composto por cinco membros e uma diretoria selecionada com base em critérios técnicos e experiência comprovada. Umavai definir o orçamento anual, a exemplo de outras agências estaduais.
O secretário de Estado de Desenvolvimento, Sergio Vidigal considera a criação do Invest-ES um passo para posicionar o Espírito Santo. “Estamos estruturando uma agência moderna, com governança qualificada e foco em resultados, para atrair investimentos que gerem emprego, renda e desenvolvimento sustentável”, afirmou.