Detento rende policiais, rouba arma e é baleado em tentativa de fuga de presídio no ES

Complexo Penitenciário de Viana (Divulgação: Sejus)
Complexo Penitenciário de Viana (Divulgação: Sejus)

Um detento da Penitenciária Estadual de Vila Velha V (PEVV V) rendeu dois policiais penais, roubou uma arma e tentou fugir pela mata após receber atendimento médico na Unidade de Saúde do Sistema Prisional (USSP), em Viana, neste sábado (10). Ele foi baleado e socorrido.

De acordo com informações repassadas por agentes, o preso Romário Nogueira dos Santos passou mal, alegando estar vomitando sangue e com estado de saúde debilitado. Foi levado desmaiado até a unidade de saúde sem algemas, para que pudesse receber medicação intravenosa.

Leia também:

Médicas são indiciadas por homicídio após morte de bebê durante parto no ES

MC Ryan SP é preso após “cavalo de pau” em gramado de estádio

Foragido por tráfico de drogas é preso na Praia do Canto

Após atendimento e aplicação de soro, Romário foi colocado em uma cadeira de rodas. Cerca de 30 minutos depois, ele se levantou repentinamente, agarrou um dos policiais pelas costas com um “mata-leão” e, durante a luta, os dois caíram no chão. O preso conseguiu pegar a arma do agente e efetuou disparos dentro da unidade, atingindo a porta, mas sem ferir ninguém.

Em seguida, manteve a arma apontada na cabeça do policial e o fez refém. Já na área externa da unidade, exigiu que outro agente entregasse sua arma, sob ameaça de atirar no colega. A arma foi entregue, e o segundo agente também passou a ser mantido como refém.

Com as duas armas em mãos, Romário seguiu a pé em direção à área de mata, levando os dois policiais como reféns. Durante o trajeto, houve tentativa de negociação para liberação.

A fuga durou cerca de 500 metros e foi interrompida quando uma equipe da Divisão Especial de Repressão (DERP) chegou ao local. Aproveitando um momento de distração do detento, um dos policiais entrou em luta corporal com ele, enquanto outro disparou com fuzil e acertou Romário na panturrilha esquerda, imobilizando-o.

Na sequência, foi aplicado um torniquete na perna do preso e o SAMU foi acionado. Segundo a guia médica, o procedimento foi decisivo para preservar a vida do detento, que foi encaminhado ao Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE). Devido à gravidade dos ferimentos, ele não foi levado à delegacia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.