Maio Amarelo: Superintendente de trânsito destaca infrações mais cometidas em Feira de Santana

Congestionamento/ trânsito
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade (Arquivo)

Estacionar em fila dupla, falar ao celular enquanto dirige e velocidade acima do limite permitido na via, essas são as principais infrações de trânsito registradas em Feira de Santana, segundo informou o superintendente municipal de trânsito, Ricardo da Cunha, durante um evento em alusão ao Maio Amarelo, realizado na manhã desta sexta-feira (9) no auditório da OAB, em Feira de Santana.

maio amarelo evento trânsito
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Além disso, Ricardo ainda citou os números altos envolvendo acidentes com motociclistas. Ele lembrou que essa é uma realidade não só de Feira de Santana, mas de todo o Brasil.

Superintendente de trânsito destaca infrações mais cometidas em Feira de Santana
Superintende Ricardo Cunha | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Existe um tripé para trabalhar com trânsito mais organizado, que é educação engenharia e fiscalização. A educação não pode ser negligenciada. A gente tem uma cifra negra muito grande na cidade, que são as infrações que não são identificadas. Então estamos adotando medidas para fazer uma fiscalização mais efetiva. Estamos nas vias diuturnamente trabalhando para reduzir a quantidade de acidentes”, afirmou o superintendente ao Acorda Cidade.

Campanha Maio Amarelo

A Campanha Maio Amarelo deste ano foca na responsabilidade de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres para a redução de acidentes. Antônio Carlos Nascimento dos Santos, que faz parte do Observatório Nacional de Segurança Viária, instituição não governamental responsável pelo Maio Amarelo, frisou que o objetivo da campanha é levar conscientização para diminuir os sinistros de trânsito com lesões graves e mortes, até 2050.

Antônio Carlos Nascimento dos Santos, que faz parte do Observatório Nacional de Segurança Viária
Antônio Carlos Nascimento | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Ele explicou ainda que Observatório Nacional de Segurança Viária trabalha com doações e com parcerias com diversos parceiros para despertar a conscientização no trânsito. “Hoje o observatório conta com 17 observadores na Bahia e 227 no Brasil”.

Antônio Carlos, que também é instrutor de trânsito, alertou ainda para o que chamou de uma das principais regras de trânsito, a desaceleração. “A gente sempre fala que as pessoas devem desacelerar e não ultrapassar os limites de velocidade, mas devemos desacelerar na vida e não usar o celular na direção, sempre usar capacete, não conduzir a criança menor de 10 anos na motocicleta, além sempre usar cinto de segurança. Essas regras são importantes para que a gente possa ter harmonia do trânsito e evitar lesões graves e mortes”.

A inspetora da Polícia Rodoviária Federal (PFR) Lívia Marcelino, também falou sobre as infrações que são cometidas no trânsito, a exemplo do uso do aparelho celular. “É algo que se gente não cuidar vai trazer muito mais problemas do que já está trazendo. A gente precisa refletir acerca do que o celular faz na nossa vida. O celular tira a atenção que a gente precisa para dirigir”, alertou.

Inspetora Lívia Marcelino
Inspetora Lívia Marcelino | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Anel de Contorno

De acordo com Lívia, os estudos da PRF mostram que o Anel de Contorno possui vários trechos críticos e citou os acidentes envolvendo motocicletas. “O condutor e passageiro ficam tão expostos que um acidente que poderia ser simples acaba tendo uma lesão mais grave ou até mesmo a morte. O motociclista é um condutor que precisa ter uma atenção maior, já que esse tipo de veículo estimula a pressa que já é inerente a correria que a gente vive no dia a dia”.

Educação no Trânsito

Lívia Marcelino também falou sobre a importância de campanhas de educação. “Habitualmente todo nosso foco, toda fiscalização que a PRF faz, consegue colocar uma abordagem educativa, mas no mês de maio a gente tem um incremento ainda maior com foco nessas atividades. É um mês para a gente refletir sobre o papel de cada um na mudança desse trânsito tão violento”, afirmou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram

Adicionar aos favoritos o Link permanente.