TIPZ e ECOVIAS 101 lançam Rota Amarela no Maio Amarelo e transformam rodovia em rota de bem-estar e consciência no trânsito

O mês de maio é mundialmente dedicado à conscientização pela segurança no trânsito, e a ECOVIAS 101, concessionária do Grupo Ecorodovias, em parceria com a agência TIPZ, abraça esse movimento com uma campanha especial e inovadora: a criação da Rota Amarela. A ação, realizada com recursos da verba de segurança no trânsito da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), transformou a rodovia em um espaço de reflexão, cuidado e experiências positivas para motoristas e passageiros.

Oportunidade valiosa de usar a rodovia como canal de transformação  – Para Cíntia Dias, coordenadora de comunicação institucional da ECOVIAS 101, a iniciativa representa mais um passo no compromisso da concessionária com a vida: “Maio é um mês emblemático para o trânsito e, para nós, uma oportunidade valiosa de usar a rodovia como canal de transformação. A Rota Amarela amplia essa mensagem com criatividade e sensibilidade, reforçando a importância das escolhas conscientes ao volante. Com o apoio da ANTT, conseguimos unir segurança, bem-estar e informação em uma experiência marcante para quem passa por aqui.”

Rota Amarela: a viagem que inspira consciência –  Inspirada nas rotas turísticas tradicionais, a Rota Amarela surge como uma proposta inédita no país. A campanha propõe que a rodovia seja não apenas um meio, mas parte do destino — um percurso leve, seguro e memorável, com experiências que reforçam a atenção plena e o cuidado com a vida. Ricardo Montenegro, diretor de criação da TIPZ, destaca o ineditismo da proposta: “Pensamos: por que não criar uma rota que, além de promover o turismo, incentive atitudes que salvam vidas? Assim nasceu a Rota Amarela — um conceito que une cuidado, lazer e propósito. Com uma identidade visual marcante e ações integradas, mostramos que a segurança no trânsito também pode ser leve e inspiradora.”

O Buda de Ibiraçu iluminado e ações de pausa consciente –  Um dos principais pontos turísticos da rodovia, o Buda de Ibiraçu ganhou protagonismo na campanha: foi iluminado com a cor amarela e se tornou cenário para uma ação de pausa consciente, com distribuição de café, convidando os motoristas a desacelerarem e se reconectarem com o presente. A sede da ECOVIAS 101 também foi iluminada de amarelo e recebeu o laço símbolo do movimento, reforçando visualmente o engajamento da marca com a causa. “Com a campanha de Maio Amarelo, mostramos que é possível promover mudanças reais de comportamento por meio da comunicação. Acreditamos no poder de campanhas que conscientizam de forma leve, humana e próxima — e que têm potencial de impactar vidas e contribuir para a redução de acidentes.”, comenta Lygia Bellotti, CEO da TIPZ.

Filme e spots reforçam mensagem em múltiplos canais – A campanha conta ainda com um filme produzido pela W Filmes, com direção de Wallace Delgado, que está sendo exibido em plataformas digitais, emissoras de TV e rádios. Com uma narrativa sensível e imagens contemplativas, o material reforça que a estrada pode ser um espaço de conexão com o presente, com mais atenção, leveza e responsabilidade ao longo do trajeto.

Filme

Ficha Técnica

Cliente: ECOVIAS 101

Campanha: Maio Amarelo – Rota Amarela 2025

Agência: TIPZ

Direção Executiva: Lygia Bellotti

Direção de Criação: Ricardo Montenegro

Redação: Ian Fassina

Direção de Arte: Daniel Galvão e Dryca Patrocínio

Atendimento: Beatriz de Paula

Mídia: Lívia Caon

Aprovação: Cíntia Dias

Produtora: W Filmes

Direção de Filme: Wallace Delgado

Ações Promocionais: Yellow Live Marketing – Cristianne Dionísio e Milena Borini

Ações educativas para motoristas e crianças alcançam toda a família – Desacelere. Seu bem maior é a vida.” Com este foco a Yellow Live Marketing, liderada por Cristianne Dionísio e Milena Borini, em parceria com a TIPZ,  desenvolveu  junto a ECOVIAS 101 uma série de ações que acontecem neste mês com o objetivo de conscientizar a sociedade para esta causa.  O início do mês foi marcado pelo evento na Praia de Camburi com participação de Detran ES, PRF ES, Guarda Municipal de Vitória e ANTT.

Informação e educação sobre o trânsito foram aplicados através de diversas atividades interativas com as famílias –  dentre elas: mini pista de trânsito, teatro, simuladores, game com teste de conhecimentos, apresentações musicais dentre outros. O mês continua com destaque para a Rota Amarela ECOVIAS 101 com abordagem em diversos pedágios e uma ação especial em parceria com o Mosteiro Zen, parte integrante da Rota Amarela, incluindo abordagens e  interações no Monumento além da entrega de um vale cafezinho no pedágio da Serra km242, um convite a uma parada estratégica no trajeto e visita ao belíssimo ponto turístico Capixaba.

Maely Mídia OOH lança campanha especial para celebrar a proximidade com o público – A Maely Mídia OOH, empresa capixaba que se destaca como uma das principais agências de mídia Out of Home (OOH) do Brasil, acaba de lançar uma nova campanha para celebrar seu alcance, identidade e proximidade com o público capixaba, reforçando sua referência em mídia OOH no Espírito Santo. Destacando sua presença nos lugares mais significativos e estratégicos da Grande Vitória, a campanha, desenvolvida pela agência Prisma, busca evidenciar a visibilidade da Maely Mídia OOH nas principais ruas e avenidas da cidade, reforçando seu poder de conexão entre as marcas e seus consumidores.

Objetivo da campanha é interagir com o público por meio de diversos canais  – Com o slogan “Maely. Tá aqui, tá ali”, a campanha, que conta com peças visuais e um jingle, convida os espectadores a perceberem a presença da Maely Mídia OOH em diversos pontos da cidade, e sua capacidade de levar impacto, relevância e conexão entre diversos públicos. “A campanha destacada como os ativos da Maely Mídia OOH estão sempre presentes por toda parte e celebra a forma como proporcionamos uma proximidade única das marcas com quem circula pela cidade, onde a vida acontece”, afirma o CEO da Maely OOH, Rodrigo Oliveira. Segundo Rodrigo, a estratégia da campanha é interagir com o público por meio de diversos canais. “A campanha inclui, claro, mídia OOH, onde as peças marcam presença em diversos pontos da Grande Vitória, por meio de outdoor, painéis de led, mobiliário urbano, entre outros; mídia digital, com conteúdo para redes sociais e vídeo no Youtube, além de TV e spot de rádio”

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Gerdau Transforma está com inscrições abertas em Vitória (ES) – A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, está com as inscrições abertas para o Gerdau Transforma, programa de capacitação e mentoria para o empreendedorismo, que será dedicado a empreendedores de Vitória (ES). A iniciativa, com 40 vagas disponíveis, é gratuita e voltada a pessoas com mais de 18 anos e que já possuem um negócio ou tenham o sonho de empreender. Em Vitória, as aulas acontecerão entre os dias 19 e 23 de maio, com encerramento das inscrições em 18 de maio, respectivamente. Durante o curso, os participantes irão desenvolver habilidades a partir de ferramentas de gestão, podendo assim abrirem ou estruturarem seus próprios negócios de uma forma organizada e orientada.  As aulas do Gerdau Transforma são ministradas por instrutores com formação na metodologia By Necessity, desenvolvida pela Besouro de Fomento Social, parceira da Gerdau no projeto, e nas áreas de Marketing e Administração que possuem seus próprios negócios.

O Gerdau Transforma reflete o compromisso da empresa com o fortalecimento do empreendedorismo  – Para Paulo Boneff, líder global de responsabilidade social e desenvolvimento organizacional da Gerdau, o programa Gerdau Transforma reflete o compromisso da empresa com o fortalecimento do empreendedorismo como ferramenta de transformação social. “Acreditamos que a educação empreendedora é essencial para impulsionar oportunidades e reduzir desigualdades, permitindo que profissionais informais e autônomos desenvolvam negócios sustentáveis e de impacto”, destaca Boneff. “Educação é um pilar estratégico para a uma empresa genuinamente brasileira como a Gerdau e, com esse projeto, reafirmamos nosso compromisso em empoderar pessoas que possam construir um novo futuro e em ser parte das soluções aos desafios da sociedade”, pontua o executivo. A metodologia do Gerdau Transforma revisita o modelo tradicional de plano de negócios e o adapta para pequenos empreendimentos em 10 etapas. A partir da análise do seu contexto, o aluno passa pela construção do conceito de seu produto/serviço, ações de divulgação, pesquisa de mercado, projeção de vendas, fluxo de caixa, entre outros conteúdos. O plano de ação, ao final, detalha, de forma simples e didática, o necessário para geração de renda imediata.

Os alunos também contarão com o apoio de consultores especializados em negócios por 90 dias –  um período de incubação para que consigam colocar em prática tudo o que aprenderam no curso. Alexandra Santos de Sá, empreendedora à frente da La Confeitaria, em Sapucaia do Sul, participou da edição anterior do curso e viu seu negócio crescer. “O curso me tirou da zona de conforto. Mudei da água pro vinho, queria fazer mudanças, mas tinha medo de abrir a empresa. Fiquei com frio na barriga mesmo. Agora não sou mais amadora, estou na vitrine e consegui duplicar meu faturamento”, conta. Criado em 2019, o projeto já contou com mais de 25 mil alunos inscritos no programa, impactando mais de 35 mil pessoas e beneficiando quase 4200 alunos empreendedores de diversas cidades no Brasil e na América Latina, como, por exemplo, no Peru, onde participantes ingressaram no empreendedorismo graças a ajuda do programa. Para realizar sua inscrição,  https://www.gerdautransforma.com.br/

Vídeo do Gerdau Transforma de 2023

Dia das Mães com Havaianas – Se tem algo que o Brasil entende, é comemorar com afeto. E, neste Dia das Mães, Havaianas transforma esse sentimento em sua maior campanha já feita para a data , porque mãe merece tudo, e mais um pouco.  A campanha Havaianas Pra Presente ” chega para comemorar como nunca esse momento tão especial. É mais que uma lembrança: é um gesto carregado de afeto, estilo e significado. Segundo o Google Consumer Barometer, 86% dos brasileiros demonstram amor com presentes — e Havaianas fazem isso como ninguém. Um conforto, design icônico e a energia vibrante do brasileiro para criar algo único. Este ano, a marca se inspira no elemento da flor que simboliza afeto, raízes e profundidade da relação. Foto da Loja Havaianas na Oscar Freire, em São Paulo.

Um combo poderoso que toma conta da emblemática Rua Oscar Freire, em São Paulo –  transformando o espaço em um verdadeiro jardim urbano. É lá que a experiência começa: vitrines floridas, produtos em destaque e um clima encantador que convida a homenagear uma pessoa amada com muita emoção. No dia 09 de maio, das 12h às 16h, a loja ganha ainda mais vida com um flower bar exclusivo. Por lá, o consumidor poderá montar seu próprio buquê para acompanhar o presente Havaianas – afinal, cada mãe é única e merece um gesto à altura.

E tem mais: nas compras acima de R$ 300,00 nas lojas Havaianas, o cliente leva para casa uma vela perfumada criada especialmente para a campanha. Com um design impecável e aroma floral, ela transforma o momento da entrega em um verdadeiro ritual de carinho.

7K aposta na tradição e é patrocinadora oficial do Maior São João do Mundo  – Com mais de 40 anos de história, o São João de Campina Grande, na Paraíba, se consagra como um dos maiores e mais tradicionais eventos culturais do Brasil, nomeado como o Maior São João do Mundo. Para a edição de 2025, o evento contará com um reforço de peso. A 7K, plataforma de entretenimento e apostas esportivas, é uma das patrocinadas oficiais da festa. A marca se junta a gigantes como Brahma, PicPay, Beats e Pepsi no apoio à celebração, que acontece de 30 de maio a 6 de julho e promete reunir mais de 3 milhões de pessoas ao longo dos 38 dias de programação. Com mais de 100 atrações lançadas, o festival contará com nomes importantes como Natanzinho, Wesley Safadão, Xand Avião, João Gomes, Luan Santana, Alok, Alceu Valença, Elba Ramalho, Zé Vaqueiro, Jorge & Matheus, entre muitos outros. A participação da 7K na festa inclui stands personalizados, promotores interativos e ativações com brindes e jogos exclusivos, além de ações especiais, garantindo experiências diferenciadas para o público.

Marcas de entretenimento são gigantes como Brahma, Pepsi e PicPay durante os 38 dias de um dos maiores eventos do país – O Camarote da 7K é uma das novidades da edição de 2025. Com isso, a empresa aposta na conexão com seus valores de diversão, proximidade e paixão pelas experiências brasileiras. “Acreditamos no poder das festas populares em unir pessoas. Com essa parceria, a 7K reforça seu compromisso com a cultura, o entretenimento e a experiência do público, unindo a energia do São João com a emoção do universo das apostas online”, diz Marco Túlio, CEO da Ana Gaming, grupo responsável pela marca 7K. Além do nível de shows, o São João de Campina Grande também se destaca pela estrutura. O Parque do Povo possui diversos palcos, vila cenográfica, ilhas gastronômicas e áreas temáticas, como a tradicional Ilha do Forró e Quadrilhodromo, espaços dedicados exclusivamente para danças típicas. “Mais uma vez, a 7K amplia sua presença em eventos de grande porte, alinhando sua marca a momentos memoráveis vividos por milhões de pessoas”, conclui Marco.

Gerdau marca presença na EXPOMAFE 2025 – A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, participa da 4ª edição da EXPOMAFE – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial -, que acontece de 6 a 10 de maio, no São Paulo Expo, em São Paulo (SP). Durante a maior feira do setor de máquinas e equipamentos da América Latina, a Gerdau apresenta seu portfólio de produtos para a indústria, incluindo aços planos (chapas grossas e bobinas a quente) e aços longos (barras e perfis, arames e soldas). Como destaque, a companhia traz a chapa laser, o primeiro produto nacional projetado para o processamento em equipamentos a laser de alta potência que reduz custos operacionais e duplicidade de equipamentos. Além disso, traz também aços de usinagem fácil, que reduzem o tempo de trabalho e aumentam a produtividade.

Durante a feira a companhia apresentará seu portfólio de produtos para a indústria –  “A evolução tecnológica é fundamental para a competitividade do setor de máquinas e equipamentos. Estar em mais um evento como este é uma oportunidade de mostrarmos nossos diferenciais, como qualidade, eficiência e sustentabilidade, além de reforçar nosso compromisso em oferecer soluções inovadoras para os nossos clientes”, explica Carlos Eduardo Vieira da Silva, Diretor Comercial da Gerdau. No estande da Gerdau, os visitantes poderão ainda participar de um jogo interativo para entenderem de perto os conceitos básicos de soldagem. A EXPOMAFE 2025 apresenta suas novidades e lançamentos para mais de 65 mil visitantes, entre eles executivos e profissionais dos mais variados segmentos da indústria no Brasil e no mundo. Conta, ainda, com mais 80.000 m² de área de exposição de 1.100 marcas participantes, um crescimento de 25% em relação à edição anterior de 2023.

Agência Calia cria campanha de comunicação para palestras da indiana BK Shivani no Brasil – Uma das maiores referências mundiais em espiritualidade, bem-estar emocional e meditação Raja Yoga, a indiana BK Shivani estará no Brasil em maio de 2025 para uma série de palestras gratuitas e encontros com o público. Com 900 milhões de visualizações em seu canal no YouTube e 3,9 milhões de seguidores no Facebook, o palestrante passou pelas cidades de Belo Horizonte, São Paulo, Serra Negra, no interior paulista, e Salvador entre os dias 9 e 16 de maio. Com muitos livros publicados, Shivani já fez turnês na Europa, Estados Unidos e Ásia. A turnê de palestras brasileiras é promovida pela ONG internacional Brahma Kumaris em parceria com o Consulado da Índia. A Agência Calia também é uma das parceiras do projeto, sendo responsável por toda a parte de comunicação da Brahma Kumaris Brasil, bem como a criação do conceito e da identidade visual da denominada “Campanha Tour Shivani 2025”.

Filme

Reconhecida internacionalmente pela sua forma acessível e transformadora –  de abordar temas como ansiedade, depressão, autoestima, relações familiares e liderança com base na meditação Raja Yoga, BK Shivani é Embaixadora da Boa Vontade pela Associação Mundial de Psiquiatria. Um palestrante conquistou notoriedade na Índia por meio do programa de TV Awakening com Brahma Kumaris, que contou com mais de 2 mil episódios transmitidos desde 2007 por canais como Aastha International TV, Starplus TV e Zee TV e ajudou milhões de telespectadores a superarem ansiedade, depressão e conflitos de relacionamento. BK Shivani recebeu o Prêmio Poder Feminino (Nari Shakti Puraskaar) , uma maior honraria civil para mulheres na Índia e foi homenageada com o Prêmio Mulheres da Década de Conquistas pela Liga de Senhoras da Associação da Câmara do Comércio e Indústria da Índia. Ela também é professora e praticante de Raja Yoga há 28 anos e utiliza sua própria vivência como esposa, professora e oradora para se conectar com diferentes públicos, de jovens a executivos.

o poder das afirmações

O ponto alto do passeio será uma palestra gratuita realizada no Memorial da América Latina, – “Estamos profundamente honrados em contribuir com esse trabalho. Criar uma comunicação, com uma linguagem visual e estratégica que dialoge com os princípios de BK Shivani e com a proposta transformadora da Brahma Kumaris é, sem dúvida, muito significativo e gratificante”, afirma José Augusto, vice-presidente da Calia. O ponto alto do passeio será uma palestra gratuita realizada no Memorial da América Latina, em São Paulo, no dia 16 de maio. A Brahma Kumaris é uma ONG internacional que ensina meditação Raja Yoga como ferramenta para experimentar paz na mente e lidar com a complexidade da vida com equilíbrio. Foi fundada na Índia, em 1937, e está presente no Brasil desde 1979. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site oficial do evento, onde também estão disponíveis mais informações sobre os demais encontros: www.brahmakumaris.org.br/shivani

como soltar o passado

Aurora resgata clássico do Araketu em nova campanha – A Aurora, marca pertencente à Aurora Coop, lança sua nova campanha publicitária para a linha de linguiças, produto exclusivamente no churrasco do brasileiro. Batizada de “Mal-Acostumado”, a campanha traz bom humor, identificação popular e o embalo de uma música que é presença garantida em qualquer revisão ou roda de samba de fim de semana.  Inspirada em um clássico da música nacional — conhecida por praticamente todos os brasileiros e já interpretada em diversos ritmos como samba, pagode e axé — a campanha resgata o prazer de saborear uma linguiça Aurora: quem prova, fica mal-acostumado.

Marca reafirma liderança no setor de linguísticas – “Queremos fortalecer que a linguagem Aurora é mais do que tradição, ela é item obrigatório nos momentos que unem as pessoas, como o churrasco. Apostamos mais uma vez em uma linguagem leve e musical, aliada a formatos de grande audiência como os reality shows, o futebol e as ações digitais”, afirma Ricardo Chueiri , de diretor de mercado e consumo da Aurora Coop. A campanha conta com dois vídeos principais : um focado nas linguiças frescais , ambientado em um típico churrasco de fim de semana com amigos, e outro voltado para as linguiças defumadas , com uma atmosfera aconchegante de mesa de feijoada. Ambas as peças reforçam que a Aurora está presente nos momentos mais saborosos do dia a dia dos brasileiros — seja na grelha ou na panela.

Vídeo Linguiças Frescais –

Campanha criada pela agência FCB Brasil –  a campanha estreia com grande visibilidade neste mês de maio e conta com um plano de comunicação 360°, incluindo TV aberta, rádio, digital, ativações no PDV e influenciadores. Paulo Fogaça , CEO da FCB Brasil, comenta que “com ‘Mal-Acostumado’, a agência assume para si o slogan do cliente: fazemos com gosto todos os desafios que a Aurora nos propõe. Criamos uma campanha rigorosa que envolve muito bem o propósito da marca de oferecer produtos de alta qualidade, feitos com o sabor que o consumidor brasileiro aprecia, usando uma boa música que faz parte do dia a dia dos consumidores”. Entre os destaques da estratégia de mídia de 2025 está a ampliação dos projetos especiais e patrocínios master, consolidando a presença da marca em grandes formatos nacionai

A Aurora retorna como patrocinadora de programas de forte apelo popular – como Power Couple Brasil e A Fazenda , ambos da Record. Também reforce sua conexão com o churrasco por meio das ações exclusivas no quadro Churrasquinho do Globo Esporte , exibido em diferentes estados. No SBT, a grande novidade são as confirmadas da Copa Sul-Americana 2025 com a narração de Thiago Leifert, agora na emissora, e a estreia de uma atração musical no segundo semestre de 2025. “A Aurora é hoje a marca de linguiças mais vendida do Brasil. As linguiças frescais Aurora já são sinônimos de categoria, e as defumadas também conquistaram esse lugar de destaque pela qualidade e sabor marcante. Essa campanha reafirma nossa liderança e reforça o compromisso com produtos que fazem parte da vida e da mesa do consumidor brasileiro”, destaca Rodrigo Domingos , gerente de marketing e inteligência de mercado da Aurora Coop. “Mal Acostumado” reforça o posicionamento “A gente faz com gosto tudo o que você gosta”, adotado desde 2021, e consolida a Aurora como referência em sabor, qualidade e presença nas mesas dos brasileiros.

Vídeo Linguiças Defumadas – 

Ficha Técnica   

Agência: FCB Brasil  

Cliente: Aurora Coop  

Título : Mal Acostumado  

Estratégia, criação e produção: FCB Brasil  

CEO  

Paulo Fogaça  

CRO  

Juliana Nascimento  

Diretora de Atendimento  

Denise Poerner e Fabíola Toschi  

Supervisora de Atendimento  

Larrissa Rossi Lima  

Assistente de Atendimento  

Débora Duarte    

Diretor de Criação  

Kleber Fonseca  

Diretor de Criação Associado  

Lucas Buléd  

Redação  

Lucas Borba  

Direção de Arte  

Diogo Rodrigues   

OSC  

Renata d’Ávila  

Diretora de Planejamento  

Mariana Teixeira  

Gerente de Planejamento  

Kamila Kikuchi  

Mídia

Ellen Provazzi 
Estágio de Mídia 

Giovanna Barzelloni 
Supervisora de mídia 

Marcos Zeferino 
Assistente de mídia 

Marina Signori  
Gerente de mídia 

Michelle Fernandes 
Diretora de mídia 

Produção/RTV  

Bibiana Vieira 
Diretora de Produção/RTVC 

Maurício Gessulli

Produtor Sênior   

Produtora: Crème Company  

Diretor: Manimou  

Produtores Executivos: Fernando Carvalho  

Coordenação de Produção: Fernanda Hlataki 

Atendimento: Stella Shinyashiki  

1º Ass. Direção : Bruno Romboli  

Diretor de produção: Eduardo Fernandes Ramos  

Prod. Elenco: Rapha Barcalla  

Diretor de fotografia: Thiago Zingano Cauduro  

Coordenação de Pós: Ricardo Quintela  

Montador: Alberto Cardoso, AMC  

Finalizador: Ruffos Post  

Pós Produção: Clan VFX  

Classificação de cores : CORA post  

Produtora de Som: Shuffle Audio  

Direção Musical:  Henrique Ruiz Nicolau  

Produtor Musical: Henrique Ruiz Nicolau 

Atendimento/ Coordenação: Marina Leite  

Pós Produção: Shuffle Audio  

Agência Celebridade    

Aprovação do cliente:   

Ricardo Chueiri – CMO  

Júlio César Arantes Pollaria – Marketing  

Isadora Rossi – Marketing  

Alini Calvi – Marketing

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