
Na época, Robert Francis Prevost fazia parte do Governo Geral da Ordem agostiniana e visitou comunidades brasileiras em 2002. Em entrevista à RPC, Frei Maurício Manosso, relembrou a visita que foi feita ao Seminário de Santo Agostinho em Curitiba. Frei conta como foi visita de Robert Prevost ao Paraná, antes de ser o novo papa
Antes de ser eleito papa Leão XIV nesta quinta-feira (8), o americano Robert Francis Prevost visitou algumas cidades do Paraná no começo dos anos 2000. Ele passou pela capital Curitiba, Ponta Grossa, nos campos gerais, e Rolândia no norte do estado.
O cardeal de 69 anos foi escolhido por pelo menos 89 dos 133 cardeais – dois terços dos eleitores do conclave – e será o sucessor do papa Francisco. Ele é o 267º papa da Igreja Católica.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Em entrevista à RPC, o Frei Maurício Manosso, que hoje é Prior Provincial da Província Agostiniana do Brasil, relembrou como foi a visita do então líder da Ordem de Santo Agostinho ao Paraná. O religioso contou que isso aconteceu enquanto ainda era um seminarista e morava no Seminário de Santo Agostinho, em Curitiba.
“O Robert veio visitar as comunidades agostinianas do Brasil. Era uma Visita Canônica de Geral, onde ele vem pra ver como está a vida fraterna da comunidade. Ele conviveu conosco durante alguns dias, participando das refeições e celebrando. Era um homem de fácil convivência. Ele também fez uma reunião com os seminaristas e conversou pessoalmente com cada padre”, relembrou o frei Maurício Manosso.
O frei explica que a Ordem de Santo Agostinho foi fundada em 1244 e a cada seis anos é estabelecido um Governo Geral. Robert fazia parte desse governo na época, por isso visitou as comunidades brasileiras da Ordem.
Manosso conta que foi surpreendido pelo bom espanhol e pela boa compreensão do português de Robert, que é norte-americano, mas atuava em um a missão no Peru.
“Foi um momento bonito. Mas naquela época as máquinas fotográficas eram escassas, né? Infelizmente. Então, eu não tenho esse registro naquela época. Mas ele esteve em Curitiba, foi também a Ponta Grossa e a Rolândia”, contou Manosso.
Robert Francis Prevost, o papa Leão XIV, quando esteve em Rolândia, no Paraná
Acervo pessoal/ Pascom de Rolândia
O frei conta que recebeu a notícia de que Robert Francis Prevost seria o novo papa com muito entusiasmo. Ele está em Aracaju em uma ordenação sacerdotal, e disse que, quando ouviu o anúncio, foi uma alegria geral na casa.
“Embora ele não estivesse entre os mais cotados, nós conhecemos ele e sabemos das qualidades dele. Temos o conhecimento de que ele é um homem que tem muitas características muito boas. É norte-americano, mas tem uma coração latino. Eu tinha uma esperança que poderia ser ele e realmente foi “, afirmou.
Depois da visita, Robert retornou à missão no Peru. Em 2014, foi nomeado administrador da Diocese de Chiclayo, cargo em que foi ordenado bispo e permaneceu por nove anos. Em 2023, recebeu o título de cardeal — função que ocupou por menos de dois anos antes de se tornar papa, algo raro na Igreja moderna.
LEIA TAMBÉM
Investigação: Suspeitos de furtos são identificados depois de deixarem bilhete da Mega-Sena no local do crime
Reviravolta: Novo suspeito confessa ter matado avó e neta e escrito pedido de desculpa com sangue
Vídeo: Grave acidente entre trem, moto, caminhão e carros deixa um morto e um ferido
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
.
Leia mais notícias em g1 Paraná.