Lula deseja a Leão 14 continuidade do legado de Francisco e Trump diz que papa estadunidense é ‘honra para o país’; veja mais reações

Em viagem oficial à Rússia para a comemoração do Dia da Vitória, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumprimentou nesta quinta-feira (8) o cardeal Robert Prevost por ter sido escolhido como o novo papa da Igreja Católica.

Lula desejou que Leão 14 “dê continuidade ao legado do papa Francisco, que teve como principais virtudes a busca incessante pela paz e pela justiça social, a defesa do meio ambiente, o diálogo com todos os povos e todas as religiões, e o respeito à diversidade dos seres humanos”.

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), também cumprimentou o novo pontífice. “Neste momento histórico, nós, brasileiros, temos o orgulho de nos unir a todos os que comungam da alegria pela eleição do papa Leão 14, confiando que, sob a sua liderança, a Igreja Católica Apostólica Romana haverá de perseverar em sua missão evangelizadora, inspirando paz, união e esperança a toda a humanidade”, escreveu Alckmin.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que está “em oração para que seja um ciclo de construção de pontes e renovação da fé para um mundo hoje tão carente de valores e de paz”.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), também ressaltou a necessidade de união. “Em tempos desafiadores e cheios de divisões, como católico, peço a Deus toda a sabedoria ao novo pontífice, para que o sucessor de São Pedro propague ao mundo a fé, o amor, a união e a esperança ensinados no Evangelho.”

Reações pelo mundo

O presidente estadunidense, Donald Trump, também reagiu à eleição do papa, o primeiro nascido nos EUA a liderar a Igreja Católica. Ele afirmou que a escolha de Leão 14 para o cargo é uma “grande honra para o país”. Em sua trajetória como cardeal, Prevost foi crítico da administração Trump no tema da imigração.

O ex-presidente dos EUA Joe Biden desejou sucesso a Leão 14.

Outro ex-presidente estadunidense, Barack Obama, classificou o dia de hoje como “histórico” para os EUA.

Dina Boluarte, presidente do Peru, país onde Prevost viveu por 20 anos como missionário, também comemorou sua eleição como papa. “Celebramos um momento histórico para o Peru e para o mundo”, destacou Boluarte. “Este marco representa não apenas a primeira vez que um norte-americano ascende ao trono de São Pedro, mas também a primeira ocasião em que um peruano com mais de 20 anos de serviço em nossa terra lidera a Igreja Católica como Sumo Pontífice”, afirmou.

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, enviou seus “sinceros parabéns” ao novo papa e aos católicos do mundo. “Nosso mundo necessita das mais fortes vozes pela paz, justiça social, dignidade humana e compaixão. Espero dar continuidade ao longo legado de cooperação entre a ONU e a Santa Sé para promover a solidariedade, fomentar a reconciliação e construir um mundo justo e sustentável para todos.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.