Deputados europeus desafiam UE e vão à Rússia para celebrar 80 anos da derrota nazista

Um grupo de deputados do Parlamento Europeu, órgão legislativo da União Europeia (UE), informou na noite de quarta-feira (7) que estão planejando uma visita de dois dias em Moscou, para participar das celebrações do Dia da Vitória e “enviar uma mensagem de paz”.

A delegação inclui dois deputados da Alemanha, além de membros da República Tcheca, Chipre e Eslováquia. A decisão do grupo desafia as orientações da UE de não estar presente oficialmente nas celebrações.

Segundo os parlamentares alemães que vão para a Rússia, Michael von der Schulenburg e Ruth Firmenich, o propósito da visita também inclui “conversas com parlamentares russos, assim como figuras políticas e do universo cultural”.

Ambos os deputados irão ao evento representando a líder de esquerda Sahra Wagenknecht, do partido BSW. A intenção dos dois também é demonstrar apoio ao cessar-fogo na Ucrânia anunciado por Vladimir Putin entre os dias 7 e 11 de maio.

Além dos parlamentares que vão oficialmente para Moscou, outros dois membros do BSW, os ex-deputados Klaus Ernst e Sevim Dagdelen, também irão para as celebrações na embaixada russa em Berlim.

“A Rússia não é minha inimiga e não sinto que estou em uma guerra ou ameaçado por uma”, declarou Dagdelen. Ele acrescentou que o evento é uma oportunidade “de diálogo” para “o começo de um novo relacionamento entre Alemanha e Rússia”.

*Com RT

Adicionar aos favoritos o Link permanente.