Para a 5ª edição da Feira Nacional da Reforma Agrária, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) traz ao parque da Água Branca, em São Paulo (SP), 500 toneladas de alimentos, divididos em 1,8 mil tipos, entre in natura e processados. A feira teve início nesta quinta-feira (8) e vai até o domingo (11), sempre das 8h às 21h.
“Se você quiser encontrar inhame, você vai encontrar. Se quiser encontrar jiló, vai encontrar, pato no tucupi, a galinha de capoeira lá de Alagoas…”, declara Marcio Santos, da coordenação do MST em São Paulo, na coletiva de imprensa realizada na abertura do evento, ressaltando a variedade de sabores apresentados pelos 1,2 mil feirantes vindos de todas as regiões do Brasil.
A feira tem início após a jornada de lutas do movimento, realizada no mês de abril, quando os MST organizou ocupações em terras improdutivas e outras atividades pelo país, chamando atenção para a importância da reforma agrária.
“Acabamos uma jornada no mês de abril e entendemos que ela tem uma relação direta com a nossa feira”, diz Débora Nunes, da coordenação nacional do MST. “Os mesmos sem-terra que fazemos ocupação neste país para que a reforma agrária aconteça são os mesmos que estão trazendo alimento saudável para a cidade de São Paulo”, ressalta.

Nunes destaca que a feira é consequência do processo de organização do movimento e da luta pela terra. “Queremos trazer também o tema do alimento saudável, entendendo que o alimento saudável deve ser disponibilizado, deve ser um direito para toda sociedade. Nós entendemos que esse é um dos principais papéis da reforma agrária”, diz.
A organização da feira estima que, durante o evento, serão servidas mais de 200 mil refeições. Serão mais de 100 pratos típicos de 23 estados, de todas as regiões, trazendo o sabor da agricultura camponesa à capital paulista.
Como parte das ações do evento, o movimento irá doar 25 toneladas de alimentos produzidos nos assentamentos para cerca de 50 organizações sociais do estado de São Paulo. “A Feira Nacional da Reforma Agrária é uma pequena amostra da vida cotidiana dos assentamentos e é uma pequena amostra do que é o cumprimento da função social da terra em nosso país”, diz Santos.
Cultura popular do campo e da cidade
Além da variedade de alimentos saudáveis que serão comercializados, a Feira Nacional da Reforma Agrária traz para o parque da Água Branca diversas atrações culturais, como apresentações musicais e manifestações populares, como a Folia de Reis.
A programação conta com 30 manifestações culturais e mais de 253 artistas envolvidos. “Teremos apresentações da cultura sem-terra, de artistas que vêm dos acampamentos e assentamentos, manifestações teatrais… Cortejos na feira e apresentações no palco terra, no palco arena, trazendo o que há de melhor da cultura popular brasileira do campo e da cidade”, diz Nunes.
Na noite desta quinta-feira, o violeiro Xangai se apresenta a partir das 18h30. Na sequência, às 19h30, haverá show com Almir Sater.
Clique aqui e confira a programação completa.
Serviço:
5ª Feira Nacional da Reforma Agrária
Data: 8 a 11 de maio
Horário: das 8h às 21h
Local: Parque da Água Branca – Av. Francisco Matarazzo, 455 – Água Branca, São Paulo – SP
Entrada gratuita