Aumenta procura por curso gratuito de boas práticas e manipulação de alimentos em Santarém


Vigilância Sanitária abriu inscrições para 60 vagas na segunda (22), e candidatos que não conseguiram já aguardam a turma de fevereiro. Curso gratuito em Santarém vai abordar sobre a manipulação de alimentos
Divulgação/Ascom PMC
A Divisão de Vigilância em Saúde (Divisa) de Santarém, oeste do Pará, tem registrado aumento na procura por vagas no curso gratuito de Boas Práticas de Higiene e Manipulação de Alimentos. Para a primeira turma do ano, o Núcleo Técnico de Vigilância em Saúde (NTVS) teve as vagas esgotadas em poucas horas. As aulas serão realizadas nos dias 30 e 31 deste mês. Como, muitos candidatos que foram em busca do curso não conseguiram vagas, serão abertas inscrições para a turma de fevereiro.
As qualificações têm a finalidade de auxiliar os manipuladores de alimentos a adquirirem conhecimentos, habilidades e técnicas higiênico-sanitárias, que garantam a segurança alimentar, reduzindo, assim, o risco de doenças associadas ao consumo de alimentos contaminados.
Para participar, interessados devem realizar a inscrição presencialmente no Núcleo Técnico de Vigilância em Saúde (NTVS), situado na Avenida Moaçara, 735, bairro Floresta, das 8h às 14h. É necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência.
De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária, Izenildo Pedroso, o curso tem como público-alvo qualquer pessoa que trabalhe com a venda e/ou com a manipulação de alimentos.
“O objetivo é oferecer mais segurança alimentar nos estabelecimentos no município, pois os alimentos podem ser causadores de doenças, dependendo da quantidade e dos tipos de micro-organismos neles presentes. Cuidados com a higiene e a manipulação dos alimentos são fundamentais, e é preciso orientar os manipuladores sobre os cuidados na aquisição, acondicionamento, manipulação, conservação e exposição dos alimentos que serão ofertados aos consumidores”, destacou Izenildo.
Nas aulas serão repassadas aos participantes informações sobre armazenamento e preparo de alimentos, qualidade da água, distribuição e segurança alimentar, controle de saúde, higiene do manipulador, destino do lixo, higiene dos ambientes e dos utensílios, doenças transmitidas por alimentos, dentre outros.
Doenças causadas por alimentos contaminados
A falta de cuidado na manipulação pode levar à contaminação de alimentos, que uma vez consumidos pode causar danos à saúde.
As principais doenças transmitidas por alimentos são causadas por infecção de Salmonella, Contaminação por Bacillus Cereus e Infecção por Escherichia coli.
Os sintomas mais comuns são: náuseas, vômitos, dores abdominais, diarreia, falta de apetite e febre.
A falta de conhecimento por parte das pessoas que manipulam alimentos contribui de forma significativa para a contaminação, fazendo-se necessário adotar, por meio de capacitações, medidas sanitárias rigorosas na manutenção de um padrão adequado de higiene dos indivíduos que trabalham em serviços de alimentação. “Por isso, a capacitação dos manipuladores faz toda a diferença para que a população possa dispor de um alimento saudável, livre de contaminação”, pontuou Izenildo Pedroso.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.