Com uma ampla delegação governamental, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve desembarcar em Pequim no próximo domingo (11), quando está previsto o início da segunda visita de Estado à China desde que tomou posse.
Grande parte da comitivia brasileira (veja lista completa abaixo) já acompanha o presidente em Moscou, onde Lula acompanhará as celebrações dos 80 anos da vitória da Rússia na 2ª Guerra Mundial nesta sexta-feira (9).
A delegação completa deve contar com dez ministros, os governadores da Bahia e do Piauí, dois senadores e seis deputados, além dos presidentes do BNDES, Banco do Brasil, Embrapa, Apex e IBGE.
O tamanho da delegação é similar ao da última visita de Estado do presidente, em abril de 2023, mas desta vez sem a participação de lideranças sindicais e de movimentos populares, como João Pedro Stedile, liderança do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), e o presidente da CUT, Sérgio Nobre, que integraram a comitiva daquele ano.
Na segunda-feira (12), o presidente Lula será o encarregado de encerrar, junto ao primeiro-ministro chinês, Li Qiang, o Fórum Empresarial Brasil-China, organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) .
O fórum prevê a assinatura de parceria e anúncios de investimentos. No seminário similar, também organizado pela Apex, nos marcos da visita de 2023, foram assinados cerca de 20 acordos de cooperação com entidades chinesas.
Entre esses acordos, houve parcerias para cooperar com empresas brasileiras para entrar no mercado chinês, acordos de exportação de bens e serviços brasileiros e comercialização de créditos de biodiversidade. Entre os acordos firmados no seminário de 2023, esteve a adesão do banco BOCOM BBM ao CIPS (China Interbank Payment System), que é o sistema de pagamentos chinês alternativo ao Swift, fazendo do Brasil o primeiro participante direto na América do Sul.
O primeiro dia da visita terminará com uma reunião do presidente com toda a comitiva.
Já na manhã da terça-feira (13), Lula fará parte da cerimônia de abertura IV Fórum Ministerial Celac-China, onde deve discursar junto aos presidentes da China, Xi Jinping, da Colômbia, Gustavo Petro, de Honduras, Xiomara Castro e do Chile, Gabriel Boric, além da primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley.
Durante a tarde, o presidente brasileiro terá duas reuniões no Grande Salão do Povo antes da cerimônia de boas-vindas do presidente Xi Jinping. A primeira será com o presidente da Comissão Permanente da Assembleia Nacional Popular, Zhao Leji, logo com o primeiro-ministro da República Popular da China, Li Qiang.
Sobre o final da tarde, Lula será recepcionado com a tradicional cerimônia que a China dá a chefes de Estado. Na visita de 2023, a banda militar do Exército de Libertação Popular da China tocoua canção Novo Tempo, de Ivan Lins e uma imagem da ministra da Cultura, Margareth Menezes, se emocionando com a música, viralizou tanto nas redes sociais brasileiras como chinesas.
Para a visita da semana que vem, está prevista a música Andar Com Fé, de Gilberto Gil.
Após a reunião entre os mandatários, está prevista a assinatura de acordos entre ambos governos. Segundo o Itamaraty, já há 16 convênios fechados e mais 32 ainda estariam em discussão.
O presidente e boa parte da delegação devem inicar a volta ao Brasil apenas na manhã da quarta-feira (14).
Integrantes da comitiva:
Ministérios
- Rui Costa – Casa Civil
- Silvio Costa Filho – Portos e Aeroportos
- Simone Tebet – Planejamento e Orçamento
- Mauro Vieira – Relações Exteriores
- Marina Silva – Meio Ambiente e Mudança do Clima
- Alexandre Silveira – Minas e Energia
- Paulo Teixeira – Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar
- Alexandre Padilha – Saúde
- Luciana Santos – Ciência, Tecnologia e Inovação
- Carlos Fávaro – Agricultura e Pecuária
- Márcio Elias Rosa – Secretário-Executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços
Governadores
- Jerônimo Rodrigues – Estado da Bahia
- Rafael Fonteles – Estado do Piauí
Parlamentares:
- Senador Weverton Rocha
- Senador Rogério Carvalho
- Deputado José Guimarães
- Deputado Daniel Almeida
- Deputada Talíria Petrone
- Deputado Fausto Pinato
- Deputado Rodrigo Gambale
- Deputado Ruy Carneiro
Outras entidades:
- Presidenta do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros
- Presidente do BNDES, Aloizio Mercadante
- Presidenta da Embrapa, Silvia Massruhá
- Presidente da ApexBrasil, Jorge Viana
- Presidente do IBGE, Marcio Pochmann