
*Artigo escrito por Maria Cecília Zon Rody Rogério, CEO da INVITE INC Incorporadora
O ano de 2025 traz consigo novos desafios para quem atua ou pretende atuar no mercado imobiliário de luxo, que cresce e se fortalece no Brasil e no mundo, exigindo, cada vez mais, experiencia, dedicação e criatividade.
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É fato que hoje, em qualquer segmento, projetar, construir e vender um imóvel vai muito além de atender uma demanda prática por moradia.
Mercado de luxo: olhar atento ao consumidor
Não basta uma boa planta e uma boa localização. É preciso ter um olhar atento ao desejo do consumidor, às tendências de comportamento e a representação simbólica do imóvel enquanto sonho, projeto de vida e estilo de viver.
Quando se pensa no mercado de luxo, tudo isso é potencializado, já que o cliente possui outros imóveis, e uma nova compra não é uma “necessidade”, dependendo de outros fatores que despertem seus desejos, emoções e que possam impulsioná-lo para uma nova aquisição.
E, nesse sentido, é necessário estudar ou contratar empresas que estudem profundamente as tendências de comportamento, às vezes ainda no inconsciente do consumidor, criando um produto que possa refletir essas tendências e materializá-las.
É importante ressaltar que não se pode confundir o que é tendência com o que é modismo.
Enquanto o modismo é algo que nasce e morre de forma volátil e rápida, a tendência é resultado de estudos de hábitos, comportamentos e de mudanças sociais que percorrem áreas diversas sendo influenciadas pelo avanço das tecnologias, as mudanças climáticas, as consequências da pandemia, entre outros.
Tendências refletem comportamentos
As tendências refletem comportamentos que direcionam novos modos de viver, de fazer, de consumir e de morar. O desafio é transformar tendências em imóveis. Imóveis que tenham conceitos diferenciados e que despertem os desejos do consumidor.
No ano de 2025, as principais plataformas de pesquisa apontam para uma importante tendência aplicável ao mercado de luxo, que é a crescente busca por momentos e espaços de lazer.
De acordo com a plataforma WGSN, a retomada das viagens no segmento no pós-pandemia tem previsão de crescer mais de 40% até 2030.
Pós-pandemia e o “apego ao lar
Outra tendência que se destaca no pós-pandemia é o “apego ao lar”, ou seja, ao mesmo tempo que se deseja viajar mais, o consumidor está muito ligado ao objetivo de ter seu espaço, um lugar que tenha a sua cara e não mais a um espaço impessoal como um quarto de hotel.
Assim, unindo essas tendencias, o consumidor do mercado de luxo quer o acolhimento, a privacidade, a liberdade e o bem-estar de sentir-se em casa, em um resort que “seja seu”, durante os momentos de lazer, o que repercute diretamente no interesse em adquirir imóveis para esse fim.
Há, portanto, o desejo de viajar e o desejo de se sentir em casa, mas há – também e principalmente – o desejo de valorizar o tempo como o maior dos luxos dos nossos dias.
Isso significa não desperdiçá-lo com questões relacionadas à administração, manutenção e gestão deste imóvel, o que explica o destaque obtido no mercado pelos empreendimentos para segunda moradia e lazer que oferecem serviços relacionados à hospitalidade, trazendo conforto, comodidade e exclusividade.
Imóveis de marca prontos para uso
E, quando se pensa em exclusividade, outra tendência ganha espaço: os “imóveis de marca” prontos para uso, que ganham a assinatura de grifes que são referências no mercado de luxo em outros segmentos como é o caso da moda.
Nos últimos anos, Versace, Dolce e Gabbana e Armani inauguraram empreendimentos em cidades como Dubai, Tóquio e São Paulo. Um mercado que cresceu 160% na última década e que tende a dobrar até 2030.
Esses são apenas alguns ingredientes a serem levados em conta ao se pensar em desenvolver produtos imobiliários que levam a ter sucesso no mercado de luxo.
Vale para hoje e vale para o amanhã.
O cliente de luxo estará pronto para reconhecer, valorizar e premiar àqueles que se esforçam para olhar além e para ir ao encontro do que realmente importa nesse mercado: a experiência, o encantamento e a satisfação do cliente, cujo sonho – como todos os sonhos – merece ser cuidado, acolhido e realizado.