
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu o advogado que vai ocupar a vaga de membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES). Outros sete estados também terão novos juízes. As nomeações foram publicadas no Diário Oficial desta quarta-feira (7).
Para o TRE-ES, o selecionado foi Hélio João Pepe de Moraes. Ele foi o mais votado para compor a lista tríplice elaborada pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJES) em setembro do ano passado.

Também disputavam a vaga de juiz os advogados Gustavo Varella Cabral e Gustavo Mauro Nobre.
A cadeira que o escolhido vai ocupar é decorrente do término do segundo mandato de Renan Sales Vanderlei.
LEIA TAMBÉM:
- Câmara aprova projeto que aumenta número de deputados federais
- Suspensão de Gilvan: veja a repercussão entre parlamentares do ES
- “Pode abrir precedente perigoso”, diz Magno Malta sobre afastamento de Gilvan
Os tribunais de Mato Grosso do Sul, Paraíba, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso e Piauí também tiveram novos juízes nomeados. Confira a lista completa:
- TRE do Espírito Santo: Hélio João Pepe de Moraes vai ocupar a vaga de juiz titular que era de Renan Sales Vanderlei.
- TRE do Mato Grosso do Sul: Márcio de Ávila Martins Filho vai ocupar a vaga de juiz titular que era de José Eduardo Chemin Cury.
- TRE da Paraíba: Rodrigo Clemente de Brito vai ocupar a vaga de juiz titular que era de Maria Cristina Paiva Santiago.
- TRE da Bahia: Mhércio Cerqueira Monteiro vai ocupar a vaga de juiz substituto, em decorrência da posse de Danilo Costa Luiz como juiz titular.
- TRE do Ceará: Leonardo Roberto Oliveira de Vasconcelos vai ocupar a vaga de juiz substituto, em decorrência da saída de Rogério Feitosa Carvalho Mota.
- TRE de Goiás: Pedro Paulo Guerra de Medeiros vai ocupar a vaga de juiz substituto, em decorrência da saída de José Mendonça Carvalho Neto.
- TRE de Mato Grosso: Marcelo Alexandre Oliveira da Silva Morgado vai ocupar a vaga de juiz substituto, em decorrência da saída de Pérsio Oliveira Landim.
- TRE do Piauí: Auderi Martins Carneiro Filho vai ocupar a vaga de juiz substituto, em decorrência da saída de Guilardo Cesá Medeiros Graça.