O cineasta americano Spike Lee será condecorado com o título de cidadão do Estado do Rio. A concessão do título ao diretor, roteirista e produtor, autor de obras emblemáticas como Faça a Coisa Certa e Malcolm X foi aprovada no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) na última terça-feira (6) e será publicada no Diário Oficial nos próximos dias.
A homenagem foi proposta pela deputada estadual Dani Balbi (PCdoB) e reconhece a importância do artista para a cultura afro-americana e sua forte relação com o Brasil e com o povo fluminense.
“Spike Lee é um nome incontornável na luta antirracista e na valorização das culturas negras das diásporas. Reconhecê-lo como cidadão fluminense é afirmar nosso compromisso com a democracia, com os direitos humanos e com a arte engajada”, declarou a parlamentar.
:: Quer receber notícias do Brasil de Fato RJ no seu WhatsApp? ::
O cineasta conheceu o estado do Rio ao dirigir o videoclipe de They Don´t Care About Us do cantor Michael Jackson gravado em 1995 no Morro Santa Marta. Lee também produziu ainda o documentário Go Brazil Go! em que entrevistou dezenas de personalidades brasileiras.
O ativista também é conhecido por ser um renomado roteirista, produtor, ator e professor estadunidense. Suas obras abordam temas como racismo, desigualdade social, identidade negra, violência urbana e política nos Estados Unidos.
A entrega oficial do título vai ocorrer ainda este ano, durante visita do diretor ao Rio.