Musical celebra a primeira bailarina negra do Theatro Municipal do Rio

Atriz e bailarina Ivanna Cruz interpreta Mercedes Baptista (Foto: Divulgação/Jow Coutinho)

A trajetória da primeira bailarina negra a integrar o corpo de ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro será tema do espetáculo “Mão na barra, pé no terreiro, a vida e a dança de Mercedes Baptista”, que chega a Vitória com apresentações gratuitas nos dias 16, 17 e 18 de maio, às 16h, no Museu Capixaba do Negro (Mucane).

A montagem retrata a vida e a luta de Mercedes Baptista, pioneira na valorização da cultura afro-brasileira na dança, e será interpretada pela atriz e bailarina Ivanna Cruz, também nascida em Campos dos Goytacazes, cidade natal da homenageada.

LEIA TAMBÉM:

  • Natiruts faz show de despedida em Vitória neste sábado
  • Mostra de Cinema exibe 30 filmes capixabas a partir desta semana em Vitória
  • Jorge Vercillo comemora 30 anos de carreira com show em Vitória

Em cena, o espetáculo destaca a relevância de Mercedes não apenas como artista, mas como figura fundamental na construção de uma linguagem própria para o balé afro-brasileiro, inspirado nos terreiros de candomblé. Sua codificação das danças de matriz africana marcou um novo capítulo na história da dança no Brasil e consolidou sua importância como referência artística e cultural.

A montagem é dirigida por Luiz Antônio Rocha, com texto assinado em parceria com Ivanna Cruz e Pedro Sá Moraes, que também assina as canções do espetáculo. A produção valoriza a participação de profissionais negros, que compõem mais de 90% da equipe técnica e artística.

Ivanna Cruz conta que se sentiu impactada ao mergulhar na história de Mercedes durante a preparação para o papel.

Espero com esse projeto passar por um processo de cura, de ressignificação, que as pessoas se reconheçam merecedoras. Eu mesma já pensei em desistir muitas vezes. Mas lembro de Mercedes e de tantos outros que deram o sangue para que eu pudesse estar aqui.

A proposta da peça vai além da biografia. O espetáculo costura relatos pessoais, dança, canto e pesquisa histórica para abordar questões como racismo estrutural, ancestralidade e resistência.

A iniciativa é apresentada pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Serviço

Espetáculo: Mão na barra, pé no terreiro, a vida e a dança de Mercedes Baptista

  • Datas: 16, 17 e 18 de maio
  • Horário: 16h
  • Local: Mucane – Museu Capixaba do Negro
  • Endereço: Av. República, 121 – Centro, Vitória
  • Classificação: Livre
  • Duração: 80 minutos
  • Ingresso: Gratuito
Adicionar aos favoritos o Link permanente.