A força regenerativa das ervas medicinais

A força medicinal e regenerativa das plantas foi o que costurou o terceiro encontro da formação Agroflorestas Medicinais: Regenerando a Terra e o Ser, que aconteceu no dia 26 de abril no espaço Cuidi, em Morungava.

Nesse encontro de mulheres, foi levado ao grupo as experiências e sabedoria de duas mestras em ervas medicinais, a educadora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Marília Pereira, e a enfermeira Rafinha Duarte. Esse momento de partilha e conexão com as plantas trouxe à consciência e à discussão assuntos importantes para a saúde humana e também dos ambientes naturais. As ministrantes falaram sobre plantio, colheita, cuidados e processamentos de ervas medicinais, bem como suas propriedades curativas, fitoterápicas e fitoenergéticas. 

Esses conhecimentos estão conectados à ancestralidade humana na Terra. Cada vez mais distantes do cotidiano moderno, o objetivo foi resgatar e incorporar esses saberes novamente na saúde diária das pessoas. Enquanto os medicamentos produzidos pela indústria farmacêutica trabalham com sintomas e com as doenças, as plantas medicinais atuam nas causas e na saúde integral dos seres. 

As ministrantes falaram sobre plantio, colheita, cuidados e processamentos de ervas medicinais, bem como suas propriedades curativas, fitoterápicas e fitoenergéticas – Foto: Clarissa Londero

O cuidado mútuo entre planta-humano torna-se ainda mais potente quando cultivamos nossas próprias ervas medicinais, nutrindo solo e regenerando ambientes naturais, ainda que apenas em um canteiro na varanda de casa.

Essa relação se fortifica e também traz saúde para outros níveis do ser físico e emocional. Ter a sua farmácia viva é soberania, resiliência, ativismo e resistência!

A formação gratuita vai até agosto, agora trazendo os assuntos referentes aos Sistemas Agroflorestais – Foto: Clarissa Londero

Como toda ferramenta de saúde, é necessário estudo, aprofundamento e respeito. Por isso, o encontro buscou informar e conectar com guardiãs desse saber ancestral. 

O projeto da ONG Pachamama com apoio do Fundo Casa Socioambiental tem como objetivo tecer redes e fortalecer mulheres – Foto: Clarissa Londero

A formação gratuita Agroflorestas Medicinais: Regenerando a Terra e o Ser vai até agosto, agora trazendo os assuntos referentes aos Sistemas Agroflorestais. É promovido pela ONG Pachamama com apoio do Fundo Casa Socioambiental e tem como objetivo tecer redes e fortalecer mulheres que desejam criar um novo mundo em comunhão com a Terra e os processos naturais.

* Jornalista, coordenadora do projeto Regenerando a Terra e o Ser e moradora da comunidade Cambyçara, em Morungava (RS)

** Este é um artigo de opinião e não necessariamente representa a linha editorial do Brasil do Fato.     

Adicionar aos favoritos o Link permanente.