
O Papa Francisco faleceu, mas a Igreja está viva e continua sua missão no mundo. E os Cardeais, reunidos em conclave, elegem o seu sucessor. A eleição é sempre uma ação do Espirito Santo. Por isso, os Cardeais, antes e durante o conclave, dedicam muito tempo à oração e pedem que as pessoas rezem para que sejam inspirados na escolha daquele Papa que o Espirito Santo quer para a Igreja.
JESUS confiou a Pedro e a seus sucessores a tarefa de continuarem sua missão. Disse a Pedro: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e as portas do Inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra, será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra, será desligado nos céus”. (Mt 16, 18-19). Portanto, Jesus nomeia Pedro como primeiro Papa da Igreja Católica. Desde Pedro, até o Papa Francisco, a Igreja teve 266 Papas. O próximo será o número 267.
QUEM é o Papa para a Igreja católica e para o mundo? Qual é a sua missão? Ele é o representante de Jesus Cristo no mundo, o sucessor de São Pedro e o Bispo de Roma. É o Bom Pastor, o profeta da vida, da esperança, da justiça, da paz e da ecologia. Tem a missão de ser o promotor e o defensor dos valores humanos, sociais, ecológicos, morais e espirituais. É o denunciador de injustiças e atentados contra a vida humana e o Universo – Casa Comum – da humanidade. É o servidor dos servidores de Deus.
O PAPA nos orienta a seguir os ensinamentos da Palavra de Deus e da Igreja. Por isso, quando publica encíclicas e mensagens, não somente se dirige aos católicos, mas a todas as pessoas de boa vontade, que abertas à verdade, buscam caminhos para construir um mundo melhor. Isso porque a Igreja deve ser profética e estar a serviço de todos, particularmente, dos mais necessitados.
O PAPA assume uma missão superior às suas forças. Deve guiar a Barca (a Igreja), e ajustar sua bússola de navegação, contudo, ele não governa sozinho. É assessorado por muitas pessoas, por instituições e caminha junto com o Povo de Deus. Porém, o mais importante, é que ele sempre conta com a assistência do Espirito Santo e com nossas orações.
NENHUM Papa é igual ao outro. Essa é a maneira de agir do Espírito Santo: sopra onde quer e como quer, não se repetindo e escolhendo para cada momento da História um “Pedro” diferente. Mudam os tempos, mudam as circunstâncias, mudam os desafios, muda a realidade onde é preciso atuar, mas, a missão da Igreja é a mesma dada por Jesus: “Ide pelo mundo inteiro e proclamai o Evangelho a toda criatura” (Mc. 16,16).
Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]