Pardal resgatada vira amiga fiel de moradora de Araraquara: ‘muito grudada em mim’; VEJA VÍDEOS


Amizade inusitada começou em novembro de 2023 após a ave cair do ninho. Pardal é resgatado e vira pet de moradora de Araraquara
Quando resgatou um filhote de pardal na garagem de casa, a promotora de eventos de Araraquara (SP) Carina Malara não esperava ganhar uma amiga fiel que hoje a segue para todo canto.
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
Há dois meses, Carina e a pardalzinha Pienta formam uma dupla inseparável. A amizade inusitada começou em novembro de 2023 quando a passarinha caiu do ninho.
Na tentativa de fazer com que ela fosse resgatada pela mãe, Carinha a colocou sobre um vaso de planta na sacada.
A promotora de eventos Camila Malara tem sempre a companhia da pardal Pienta
Ely Venancio/EPTV
Mas a mãe não apareceu, então Carina assumiu o papel, deu comida no bico e muito carinho até que o animalzinho estive totalmente recuperado.
Contrariando as expectativas, a ave não foi embora quando começou a voar e passou seguir Carina por toda a casa, usando o seu ombro de poleiro (veja vídeo abaixo).
Pardal resgatada após cair do ninho vira seguidora de produtora de eventos de Araraquara
“Queria fazer de tudo para que ela ficasse bem e sobrevivesse, mas não esperava que ela ia ficar tão bem, que ia grudar em mim”, afirmou.
Nome veio da característica da pardalzinha
Pela cor das penas foi possível identificar que se trata de uma fêmea. O nome Pienta veio de uma característica da pardalzinha.
“Quando era bebezinha ela piava muito, aí eu chamava de Piento porque não sabia se era macho ou fêmea. Quando descobri que era fêmea ficou Pienta”, contou.
Pardal resgatada após cair do ninho segue cuidadora em Araraquara
Ely Venancio/EPTV
A passarinha se tornou um animal de estimação. Carina sabe inclusive quando a bichinha está com sono.
“Ela começa a deitar, ficar mais quietinha ou levanta a patinha, aí eu faço carinho para ela ficar deitadinha”, disse.
Como membro da família ganhou um lugar próprio, um banheiro que não era utilizado e foi adaptado com galhos para o conforto de Pienta que gosta mesmo é de um varal do cômodo, onde dorme.
Camila e a pardal Pienta estão sempre juntas
Ely Venancio/EPTV
Livre para ir embora
O pássaro recebe água, sementes e ração apropriada com a orientação de um profissional. A manutenção dessa espécie em casa não é crime ambiental.
“O pardal não é espécie nativa do Brasil, então não é crime ambiental cuidar desse animal. Se fosse espécie nativa seria crime tirar esse animal do seu ambiente”, explicou o biólogo Luciano Lima.
Carina leva Pienta para passear na rua e o tempo todo ela fica livre, mas mesmo quando voa para alguma árvore, ela volta.
“O amor que ela tem por mim é tão lindo, ela é muito grudada em mim e eu fico até emocionada. Eu criei ela livre para ela ir embora o momento quiser e, se um dia ela quiser, eu quero que ela faça a vontade dela e fique feliz com isso e eu vou ficar feliz também”, afirmou.
Veja os vídeos da EPTV Central:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara
Adicionar aos favoritos o Link permanente.