Em 25 de abril, o Projeto Saber Viver, promovido pela Associação Amigos da Justiça, em Barra do Riacho, Aracruz (ES), celebrou a entrega de novos equipamentos esportivos para as aulas gratuitas de taekwondo. Doboks, luvas, manoplas e uma torre de chute foram disponibilizados às crianças e adolescentes atendidos pela iniciativa. Durante o evento, os alunos fizeram uma apresentação coordenada pelo Mestre Norê Marciano, responsável pelas aulas da arte marcial.
Entre os convidados estavam representantes das empresas patrocinadoras do projeto, com destaque para a Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência em bioprodutos feitos a partir do eucalipto. A empresa apoia a Associação Amigos da Justiça desde 2012 e, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, contribui diretamente para o fortalecimento do Projeto Saber Viver, ampliando o alcance da iniciativa e promovendo a transformação social de jovens capixabas.
“É uma felicidade enorme estar aqui e poder ver essas crianças lindas uniformizadas, com equipamentos adequados. Essa é uma parceria importante porque a Suzano preza pelo desenvolvimento do seu território e pelo desenvolvimento das pessoas que estão nesse território. Um dos nossos direcionadores culturais é ‘só é bom para nós se for bom para o mundo’, então a gente está vendo que aqui no Saber Viver está sendo feito algo que é bom para o mundo. Agradeço pela oportunidade de estar aqui presenciando essa apresentação tão linda e poder participar desse momento de entrega dos materiais, que sei que é importante para cada uma das crianças aqui presentes”, afirmou Rafaela Cavalcanti, Consultora de Desenvolvimento Social da Suzano.

Atualmente, cerca de 60 crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 17 anos e matriculados em instituições de ensino, participam das aulas de taekwondo oferecidas pelo projeto. Os encontros ocorrem às segundas e quartas-feiras, no espaço da iniciativa em Barra do Riacho. Desde 2016, o responsável pelas aulas é o mestre Norê Marciano, faixa preta 2º Dan, que enfatiza o papel social do esporte.
“Até hoje, cerca de 450, 500 alunos já passaram aqui pelo nosso projeto. Temos alunos semi profissionais, temos campeões estaduais que defendem títulos, mas a parte social é aquilo que a gente mais busca dentro do esporte. É muito fácil ensinar um menino ou menina a lutar, mas o que eu posso ensinar além disso? Ser um bom cidadão, um bom aluno, referência na comunidade, que atenda a necessidade exigida. É isso que a gente trabalha aqui dentro da nossa oficina. Eu costumo brincar dizendo que formar atleta é muito fácil, mas formar cidadão é o desafio”, destacou Norê.
Um dos talentos revelados pelo projeto é Abner Petrus Miranda, de 16 anos, que sonha em seguir carreira como atleta profissional. “Sempre me identifiquei com o esporte de luta por causa da questão de manter a disciplina, o foco, o equilíbrio entre a mente e o corpo. Isso tudo é fundamental para mim. Como competidor estadual, pretendo me tornar um atleta profissional um dia e sei que o projeto aqui é o primeiro degrau para essa minha subida. O Norê é um grande pai para mim, ele se preocupa com a gente, manda mensagem para saber se estamos bem, puxa nossa orelha se a gente começar a faltar, cobra para irmos bem no colégio e para treinarmos com dedicação, então eu digo que ele é um pai mesmo e vai me ajudar sempre”, revelou.
A atuação da Suzano com o uso de leis de incentivo fiscal abrange hoje mais de 60 projetos em diferentes regiões do Brasil. As iniciativas apoiadas se concentram em áreas como cultura, esporte, saúde e educação, com recursos direcionados por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Lei de Incentivo ao Esporte, do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e do Fundo Nacional do Idoso (FNI).
O post Com apoio da Suzano, projeto social entrega equipamentos de taekwondo a jovens em Aracruz (ES) apareceu primeiro em Portal Celulose.