‘Ele arrancou oito dentes da minha boca’, diz muçulmana que sofreu violência no trabalho devido à religião

Por conta do hijab, o véu islâmico, Ângela Silva sentiu as dores da violência provocadas pela intolerância religiosa. A agressão ocorreu em 2019, no local de trabalho: uma viação de ônibus. ‘Ele arrancou oito dentes da minha boca’, diz muçulmana que sofreu violência no trabalho
O especial do Fantástico deste domingo (22) mostrou o aumento de denúncias relacionados à intolerância religiosa no país. Entre as vítimas desse tipo de crime, está a Ângela Silva. Ela é muçulmana, mãe de cinco filhos. O orgulho pela religião está presente em suas orações na mesquita, em São Paulo e também no hijab, tradicional véu islâmico que cobre a cabeça e o pescoço.
Por conta do hijab, Ângela também sentiu as dores da violência provocadas pela intolerância religiosa. Foi em 2019, no local de trabalho: uma viação de ônibus.
“Ele deformou o meu rosto, ele arrancou oito dentes da minha boca. Até hoje eu não consigo comer uma maçã, algo mais duro. Minha boca inteira dói. E eu cheguei a escutar de colegas de trabalho: mas o que você fez para ele te agredir? Eu falei: sou uma mulher muçulmana”, relata.
Ângela, que agora luta por justiça, fala sobre os traumas do ocorrido.

“Eles me tiraram a autoestima. Eu tenho dificuldade de sorrir. Eles me tiraram a segurança. Porque eu não consigo trabalhar em qualquer lugar que não seja um lugar murado. Tenho medo”, destaca.
A empresa foi condenada a pagar uma indenização de R$ 80 mil – que Ângela ainda não recebeu e três anos depois, o inquérito sobre a agressão física que ela sofreu não avançou.
“Além de ser agredida, a empresa não lhe deu qualquer ajuda e ainda deixou o agressor continuar trabalhando no mesmo ambiente de trabalho dela”, destaca o advogado, Osmar Cruz.
O Fantástico não conseguiu contato com a defesa da empresa em que Ângela trabalhava.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.