Casos de infecções no sistema digestivo crescem 56% na região de Campinas; veja motivos e como proteger

O número de casos de gastroenterite, que são infecções no sistema digestivo causadas por vírus ou bactéria, cresceram 56% na área do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Campinas (SP) em 2023. Os números foram obtidos pela EPTV, afiliada da TV Globo, com o Centro de Vigilância Epidemiológica de São Paulo.
Segundo o levantamento, as cidades da região de Campinas registraram 111,7 mil casos de gastroenterite no ano passado, enquanto que, em 2022, o número era de 71,5%. Mas por que o aumento aconteceu? E como se proteger do problema? Entenda abaixo.
O que causa? 🔻
Por conta do aumento de chuvas durante o verão, os casos de virose também crescem por conta do contato com água contaminada.
A diretora técnica da Secretaria Estadual de Saúde, Alessandra Lucchesi, afirmou que Campinas concentra 10% dos registros de gastroenterite do estado.

Como prevenir? 🔻
Higiene pessoal. Segundo especialistas, lavar os alimentos que consome e também as mãos com frequência evitam a contaminação deste tipo de doença.
Em situações mais graves, o paciente deve procurar um centro de saúde para procurar um soro de hidratação.
Quais os sintomas? 🔻
Diarreia aguda por até 14 dias
Vômito
Febre
Tem grupos de risco?
Tem. Crianças com menos de cinco anos, idosos e pacientes imunossuprimidos têm mais chance de adoecer com gravidade por gastroenterite.
“Esses pacientes não terão a imunidade competente para combater aquela infeccção e vão precisar em algumas situações de um atendimento diferenciado”, disse o gastroenterologista Marcelo Imbrizi.
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.