O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) vai representar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na 5ª Feira Nacional da Reforma Agrária, segundo o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O evento acontece de 8 a 11 de maio no Parque da Água Branca, em São Paulo (SP). Lula estará em viagem oficial à Rússia na mesma data.
Além de Alckmin, também confirmaram presença os ministros Luiz Marinho, do Trabalho; Wellington Dias, do Desenvolvimento Social; Marina Silva, do Meio Ambiente; Cida Gonçalves, das Mulheres; e Gleisi Hoffmann, das Relações Institucionais; e Márcio Macedo, da Secretaria-Geral da Presidência.
Esta edição da feira ocorre logo após o Abril Vermelho, jornada do MST com atos pelo Brasil para pressionar o governo e mostrar a importância da reforma agrária no combate à fome. O movimento realizou 28 ocupações de terras improdutivas em dez estados e no Distrito Federal, envolvendo cerca de 20 mil famílias.
Com expectativa de receber 300 mil visitantes, a feira contará com atividades culturais, debates e venda de alimentos orgânicos produzidos por acampamentos e assentamentos do MST nas cinco regiões do país. O encerramento, no dia 11, será marcado pelo Festival por Terra, Arte e Pão, com shows gratuitos de Arnaldo Antunes, Catto, Paulinho Moska, Fat Family, FBC e Marina Lima. A programação completa está disponível no site do MST.
Nos dias 10 e 11 de maio, o Brasil de Fato e o MST realizarão a Mostra de Cinema da Terra com filmes temáticos. Ao longo dos dois dias, serão exibidos seis documentários.