
A chaminé que anuncia a chegada de um novo papa, após a votação dos cardeais, chamado de conclave, foi instalado no telhado da Capela Sistina, no Vaticano, na manhã desta sexta-feira (2).
Durante a instalação da chaminé, cerca de 180 cardeais estavam reunidos na Sala Nova do Sínodo. Dentre eles, somente 120 poderão votar no conclave. Os cardeais chegaram nos últimos dias prestaram juramento nesta sexta.
LEIA TAMBÉM:
Juiz proíbe Trump de deportar venezuelanos sob lei de guerra do século 18
Menina que sumiu é encontrada em armário na casa de criminoso sexual
VÍDEO | Capixaba mostra problemas com apagão em Portugal

Os religiosos que vão decidir o futuro da Igreja Católica fizeram 25 intervenções durante o encontro, discutindo temas que são relacionados ao papado de Francisco, como a evangelização como eixo central da missão da igreja.

Os cardeais destacaram o sofrimento das Igrejas do Oriente, além do testemunho que fé que vem da região, mesmo com os problemas enfrentados. Os líderes católicos também pontuaram a necessidade da unidade e do testemunho cristão.
Além disso, os cardeais enfatizaram sobre os riscos da contra-testemunho, como os escândalos de abusos sexuais e financeiros.
A centralidade da liturgia, a importância do Direito Canônico e as relações entre sinodalidade, missão, colegialidade e o desafio do secularismo foram discutidos no encontro.
