Público escolhe a cascata Perau do Facão, em Arvorezinha, como a mais bela do RS


Quase 200 mil votos foram registrados, ao longo de janeiro, em 10 cachoeiras. Iniciativa do blog Repórter Farroupilha do g1 quer incentivar o turismo interno no estado. Saiba mais sobre a vencedora. Cachoeira Perau do Facão fica em Arvorezinha, conhecida como a ‘Terra da Erva-Mate’
O público escolheu: com 69,42% dos votos, a cascata Perau do Facão, em Arvorezinha, a cerca de 200 km de Porto Alegre, foi eleita a mais bela cachoeira do Rio Grande do Sul.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Ao longo do mês de janeiro, foram computados quase 200 mil votos em 10 quedas d’água selecionadas por quatro jurados ligados ao turismo gaúcho (saiba, abaixo, quem são eles).
A cascata Perau do Facão fica na rota da erva-mate, importante ponto turístico do Vale do Taquari, como é conhecida a região. Ao longo do percurso de 900 metros de trilha até chegar às quedas d’água, há diversos pés da planta.
São “quedas d’água”, no plural, pois a cascada é composta por duas quedas, cada uma com o seu poço, onde o banho é permitido. Do ponto mais alto até o chão, são cerca de 80 metros.
Quedas d’água do Perau do Facão, em Arvorezinha
RBS TV/Reprodução
O acesso é público. Antes de entrar, os visitantes recebem orientações de segurança. Elas são importantes porque, apesar do trecho curto, de pouco menos de 1 km, a estimativa é que ele seja percorrido por até 2 horas, a pé, no meio da mata. Repelente e filtro solar são essenciais.
Mesmo se tratando de uma trilha, 250 metros do trajeto tem piso especial para cadeirantes e pessoas com dificuldade de mobilidade. A ida até o primeiro mirante é garantida para qualquer um, e dá a dimensão da cascata e do que aguarda os visitantes ao final do trajeto.
Em relação ao nome da cascata, Valdecir Breciani, sócio proprietário do Cânion Perau do Facão, explica que ele foi dado por antigos moradores da região.
“Foi devido à formação geológica do perau. É uma fatia estreita, comprida, afinada, principalmente na parte superior que, uma vez vista do alto, remeteu aos moradores a imagem de uma lâmina afiada, um facão”, conta.
Perau do Facão, em Arvorezinha
Fabiano Furtado/Arquivo pessoal
Como foi a votação
A votação foi aberta em primeiro de janeiro e se encerrou na terça-feira (30). No total, foram recebidos 192.392 votos.
Foram selecionadas dez quedas d’água, escolhidas por quatro jurados entre 24 cascatas com acesso público selecionadas pelo designer gráfico Fabiano Furtado, que registrou imagens de 1 mil desses locais no estado.
As dez cachoeiras finalistas foram:
Cachoeira da Mulada, em Caxias do Sul
Cascata das Andorinhas, em Rolante
Cascata do Caracol, em Canela
Cascata do Chuvisqueiro, em Riozinho
Cascata da Pedra Branca, em Três Forquilhas
Cascata Perau do Facão, em Arvorezinha
Cascata Picada Verão, Sapiranga
Salto Ventoso, Farroupilha
Cachoeira do Tigre, em Machadinho
Salto do Yucumã, em Derrubadas
Os quatro jurados, ligados ao turismo gaúcho, foram: Claudia Mara Borges, diretora de Turismo da secretaria de Turismo do RS; Amanda Bonotto Paim, coordenadora de Turismo do Sebrae RS; João Augusto Machado, presidente da Associação Brasileira das Agencias de Viagens (ABAV-RS); e Jorge Azevedo, guia de turismo.
Mirante do Perau do Facão, em Arvorezinha
RBS TV/Reprodução
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.