Sebrae oferece 200 mil vagas em programa que presta consultoria gratuita a pequenos e micro empresários; veja como participar


Iniciativa, desenvolvida em parceria com governo federal e o Senai, tem como foco promover a transformação digital, eficiência energética e aumento de produtividade em micro, pequenas e médias empresas. Sebrae-SP
Reprodução
Estão abertas, a partir desta quarta-feira (31), as inscrições para a nova edição do ‘Brasil Mais Produtivo’, programa que oferece consultorias gratuitas a micro, pequenas e médias empresas.
Ao todo, estão sendo ofertadas 200 mil vagas para organizações, que devem ser atendidas ao longo dos próximos quatro anos.
Para participar, os microempreendedores precisam fazer as inscrições através do site do programa.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Concursos no WhatsApp.
As consultorias serão feitas por profissionais do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A expectativa é que ao menos 93 mil empresas recebam acompanhamento presencial até o final de 2027.
Como vai funcionar
A inscrição é o primeiro passo para participar do programa, que oferecerá acesso gratuito a cursos, materiais e ferramentas sobre gestão e produtividade, entre outros temas.
As empresas participantes poderão entrar em uma jornada à transformação digital, seguindo uma trilha de aperfeiçoamento definida a partir das necessidades diagnosticadas no início do processo.
No programa, os gestores passarão pelo aperfeiçoamento com foco na melhoria de gestão, inovação, mercado, manufatura enxuta, eficiência energética, transformação digital, buscando aumento de produtividade e competividade.
A partir de 2024, as empresas terão atendimento integrado do Sebrae e do SENAI. Também está previsto o acesso a crédito com juros baixos ou recursos não-reembolsáveis para adoção de tecnologias ligadas à indústria 4.0 e às fábricas inteligentes. O objetivo é transformar digitalmente 90% das pequenas empresas industriais.
A plataforma é a primeira etapa da ação, cujas metas iniciais preveem o acompanhamento de 93 mil empresas. Dessas, 50 mil receberão orientações, diagnósticos e planos de melhorias.
Após esta fase, 30 mil negócios deverão obter atendimento integrado com consultorias e educação em Manufatura Enxuta ou Eficiência Energética.
Por fim, soluções de transformação digital serão implementadas em 8,4 mil micro, pequenas e médias indústrias e 1,2 mil médias empresas do setor contarão com o plano de acesso a cursos de pós-graduação um plano completo de transformação digital: da elaboração do projeto de investimento ao acompanhamento de implantação.
Sobre o ‘Brasil Mais Produtivo’ ?
Desenvolvido em parceria com o governo federal, o ‘Brasil Mais Produtivo’ tem como objetivo aumentar a produtividade e competitividade através da transformação tecnológica.
Nesta nova edição, o programa contará com a parceria da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a Empresa Brasileira de Inovação Industrial (Embrapii) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES).
O Novo Brasil Mais Produtivo está alinhado às diretrizes da nova política industrial brasileira, lançada pelo governo federal no dia 22 de janeiro.
O programa criou seis missões voltadas para o crescimento do país e a melhoria da qualidade de vida da população.
A intenção, segundo o Sebrae, é promover um salto de digitalização das empresas industriais brasileiras (de 23,5% digitalizadas, atualmente, para 90%), além de triplicar a participação da produção nacional nos segmentos de novas tecnologias até 2033.
Leia também
Assista ainda:
Conheça influenciadores que trabalham com a morte
Entenda novas regras sobre trabalho aos feriados em mercados, varejistas e farmácias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.