
Reprodução/TV Vitória
Uma mulher foi flagrada pelo Conselho Tutelar de Cariacica após abandonar os sete filhos sozinhos em casa, em situação insalubre no Morro do Quiabo, no mesmo município.
O Conselho Tutelar foi acionado após uma denúncia de que três crianças estariam abandonadas no imóvel. Ao chegar no local, os conselheiros se depararam com uma criança de dois anos dormindo em meio a roupas sujas, além de uma segunda menor, de 11 anos.
LEIA TAMBÉM:
>> Irmãos adolescentes denunciam estupro durante carona em Colatina
>> Suspeito de envolvimento em morte de diarista é preso
>> Jovem é assassinado a tiros na porta de casa em Vila Velha
Encontramos uma criança de dois anos dormindo em meio à roupa suja, em meio a roupas úmidas, jogadas no chão, em cima da cama. Encontramos uma de 11 anos, de imediato nós tiramos elas do local, trouxemos para cá, mas era quase 14h, informou o conselheiro Marcos Paulo Fonseca.
Segundo o conselheiro, por estarem com fome, as crianças foram deixadas em acolhimento e a equipe do Conselho voltou até à casa onde os menores foram encontrados. Neste momento, se depararam com a mãe, que estava com um bebê de dois anos no colo.
Foi neste momento que os conselheiros ficaram sabendo que na casa havia outras quatro crianças, totalizando sete, com idades entre dois meses e 12 anos de idade.
Crianças relataram agressão
Em conversa com os conselheiros, a adolescente de 12 anos relatou que a mãe, de 35, era usuária de drogas e agredia os filhos. A menor alegou já ter sido enforcada por ela durante as agressões.

Além disso, a menor relatou que ela e os irmãos viviam escondidos, pois a mãe dizia que se o Conselho Tutelar as encontrasse, levaria as crianças presas, não para um abrigo.
Aos conselheiros a mulher negou ser viciada em drogas, mas confirmou ter usado entorpecentes há uma semana.
Mãe foi liberada após prestar depoimento
A mulher foi levada para a Delegacia Regional de Cariacica para prestar depoimento e foi liberada logo em seguida, ela responderá pelo crime de maus-tratos. Segundo Fonseca, a decisão chocou os conselheiros, uma vez que a mulher foi detida em flagrante.
O que nos surpreende é que ela prestou depoimento e foi liberada, sendo que ela foi achada em uma situação de flagrante. Ela vai responder por maus-tratos, mas também deveria por abandono. Para mim, está tudo englobado, maus-tratos, abuso físico, psicológico, porque essas crianças passaram por tudo, disse.
As três crianças mais velhas foram levadas para ficar com o pai, já as quatro mais novas, que são filhas do atual companheiro da suspeita, continuaram em um abrigo fornecido pelo Conselho Tutelar.

O pai das crianças mais velhas chegou a relatar ao Conselho Tutelar que tinha medo da mulher, por conta disso, há contra ela uma medida protetiva que a impede de chegar perto das crianças.
*Com informações do repórter Caio Dias, da TV Vitória/Record