LibreOffice 24.2 chega com salvamento automático por padrão

LibreOffice 24.2 chega com salvamento automático por padrãoBruno De Blasi

O LibreOffice 24.2 já está entre nós: além de trazer o novo esquema de numeração mais simples, a atualização se destaca por manter a recuperação automática habilitada desde a instalação, similar ao Word, Excel e PowerPoint.

O update abre alas para o novo padrão de compilação do app, que passa a se basear no calendário e não mais no número de versões liberadas. Assim, se o lançamento anterior trazia a numeração “7.6”, a atual é identificada como “24.2” — “24” é o ano de lançamento e “2” é o mês, no caso, fevereiro de 2024.

Backup de arquivos por padrão

A outra novidade gira em torno do sistema de autorrecuperação de arquivos, que já existia na suíte de escritório de código aberto. A diferença é que, ao contrário das compilações anteriores, a ferramenta vem ativada por padrão a partir da versão 24.2.

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Além de facilitar o uso do recurso, pois o usuário não precisa mais ativá-lo manualmente nas configurações, essa decisão evita que as edições sejam perdidas caso o programa dê algum erro ou o computador desligue repentinamente.

O processo é similar ao Microsoft 365, atual Office, que também faz cópias automáticas dos documentos para recuperar o backup em caso de panes.

Mais compatível com o Microsoft 365

O uso de arquivos proprietários do Word, PowerPoint e Excel recebeu melhorias para evitar problemas de compatibilidade ao editá-los no LibreOffice.

A opção para salvar arquivos com senha também traz um medidor para verificar se a credencial é forte. Já a criptografia de arquivos de formato ODF recebeu melhorias na performance e ficou mais resistente a ataques de força bruta.

No editor de textos Writer, os usuários ganharam comentários com estilos e numeração de lista ordenada “legal”, com a possibilidade de utilizar numeração arábica em todas as partes de um determinado nível da relação.

O Calc, por sua vez, passou a suportar o formato de número científico em arquivos ODF e traz um novo campo de busca na área de funções e a possibilidade de destacar a linha e a coluna correspondentes à célula ativa.

Enquanto isso, o Impress e Draw trouxeram melhorias na ordem de slides e na formatação e facilitou o uso de temas em outros idiomas além do inglês.

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