A atuação das Câmaras Municipais em relação ao combate à escala 6×1 é crucial para pressionar o Congresso a aprovar o projeto nacionalmente. A opinião é da vereadora do Recife Kari Santos (PT) em entrevista ao Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato, nesta quinta-feira (1).
“Se cada vereador de todo Brasil apresentar um projeto de lei contra a escala 6×1, a gente vai ajudar a pressionar o Congresso Nacional a fazer com que a gente venha reduzir a jornada de trabalho no país”, afirmou.
Kari Santos é autora de um Projeto de Lei (PL) que oferece incentivos fiscais para as empresas que adotarem escala 4×3 sem redução de salário dos trabalhadores. “Os empresários que aderirem a essa jornada de trabalho vão ter uma isenção de 15% no ISS”, explicou.
A vereadora defende que, além de trazer mais qualidade de vida aos trabalhadores, com tempo dedicado ao descanso, à família e à qualificação profissional, a proposta dá também vantagens às empresas contratantes.
Segundo a legisladora, a adesão dos trabalhadores do Recife à campanha vem aumentando com as mobilizações das centrais sindicais, do Partido dos Trabalhadores e de outros entidades populares em locais como lojas, shoppings e redes de telemarketing.
As ações mobilizaram trabalhadores da capital de Pernambuco também neste 1º de Maio. “Nosso projeto de lei afeta diretamente a vida dos trabalhadores, que sentem na pele o quão é monstruosa e desgastante a escala 6×1.”
Para ouvir e assistir
O jornal Conexão BdF vai ao ar em duas edições, de segunda a sexta-feira, uma às 9h e outra às 17h, na Rádio Brasil de Fato, 98.9 FM na Grande São Paulo, com transmissão simultânea também pelo YouTube do Brasil de Fato.