Funcionários da Cidade da Criança finalizam aviso prévio e Prefeitura de Presidente Prudente assume a zeladoria do local


A partir desta quinta-feira (1º), as visitas poderão ser realizadas somente através de agendamento. Prefeitura assume zeladoria da Cidade da Criança de Presidente Prudente (SP) após demissão de funcionários
Leonardo Bosisio/g1
Os 43 funcionários demitidos do Parque Ecológico da Cidade da Criança “Agripino de Oliveira Lima Filho” , em Presidente Prudente (SP), cumpriram o último dia de aviso prévio nesta terça-feira (30). Os trabalhadores vão passar por exames demissionais nesta quarta-feira (31), para efetuar o desligamento total.
No dia 11 de janeiro, os funcionários do parque foram comunicados em uma reunião com representantes do Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista (Ciop) e a Secretaria Municipal de Turismo (Setur).
A decisão foi tomada devido ao rompimento do contrato de zeladoria com o Ciop, que até então era responsável pela administração.
Desta forma, permaneceram 23 funcionários do hospital veterinário e zoológico do local, para manter os atendimentos aos animais.
VEJA TAMBÉM:
Em reunião, 40 funcionários da Cidade da Criança são demitidos em Presidente Prudente
Funcionários da Cidade da Criança de Presidente Prudente (SP) foram demitidos no dia 11 de janeiro
Paula Sieplin/CBN Prudente
Visitas agendadas
Diante da rescisão do contrato de zeladoria com o Ciop, que era o responsável pela administração, a Prefeitura de Presidente Prudente vai assumir o serviço do local.
A partir desta quinta-feira (1º), as visitas à Cidade poderão ser realizadas somente através de agendamento.
Em nota ao g1, a administração municipal informou que as visitas guiadas de escolas e demais instituições ao zoológico e aviário passam a ser feitas de segunda a sexta-feira, em horário comercial, por meio de agendamento. O telefone para realizar a reserva é o (18) 99742-7655, com o secretário interino da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), Miguel Francisco Pereira.
Já a visitação aos finais de semana está prevista para retornar no fim de fevereiro, em data a ser definida pela administração.
Outra medida adotada pela administração municipal, conforme o informativo, é a adequação do contrato junto ao CIOP para gestão do parque.
Reforma de R$ 5 milhões
O Poder Executivo ainda informou que o Parque Ecológico Cidade da Criança passa por reforma, que visa a renovação do licenciamento ambiental do complexo, conforme determina a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB).
Segundo o secretário Municipal de Turismo, Miguel Francisco, R$ 5 milhões serão utilizados para a regularização do local conforme as regras da CETESB, que determina a abertura de aproximadamente 15 fossas sépticas, construção de retrolavagem, construção de estacionamento, passagens para fauna subterrânea e aérea e instalação de alambrado.
“Após a conclusão das etapas para a regularização definitiva junto à CETESB, será iniciada a reforma das piscinas, que será a última etapa para a reabertura do Parque Aquático”, explicou o secretário de Turismo.
O que diz o Ciop
Em nota enviada à CBN Prudente na manhã desta quinta-feira, o Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista informou que as contratações de empregados e manutenção dos contratos de trabalho pelo Ciop dependem da demanda dos municípios consorciados. Reduzida a demanda, as demissões são inevitáveis, pois deixa de haver o repasse financeiro, não havendo estabilidade, pontuou o consórcio.
Ainda segundo o Ciop, no caso da Cidade da Criança, o novo contrato, vigente a partir do dia 1º de fevereiro, prevê a atuação do Ciop apenas e exclusivamente no zoológico e hospital veterinário, sendo que o município assumiu os demais serviços.
“Todas as formalidades legais foram observadas e os empregados receberão corretamente os seus direitos trabalhistas”, finalizou.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.