Simulação por IA mostra como seria acidente na BR-101 se trecho fosse duplicado

Simulação acidente BR 101
Imagem de simulação de acidente na BR-101, feita por IA. Foto: Reprodução/Instagram @pablosilvalira

Após o acidente com três mortes que aconteceu no último domingo (27), na BR-101, na altura do município de Anchieta, no Litoral Sul do Espírito Santo, um questionamento surgiu: e se a rodovia já estivesse duplicado, algo assim poderia ocorrer?

Para responder essa pergunta, o presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Lira, publicou um vídeo nas redes sociais dizendo que havia feito uma simulação, por meio de Inteligência Artificial (IA), para ver o que aconteceria se a estrada tivesse sido duplicada naquele trecho.

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A gente, pensando numa história diferente, buscou recriar essa cena com o uso da inteligência artificial, caso a BR-101 estivesse duplicada, conforme previsto no contrato do início da década de 2010, esse acidente não teria sido fatal. Com isso, a gente gostaria de chamar a atenção de uma reivindicação antiga, disse Pablo Lira.

O vídeo mostrou a imagem, feita pela IA, do acidente simulado. O caminhão, que invadiu a pista contrária e acertou o ônibus de viagem, teria acertado o guarda-corpo da via, se a BR-101 tivesse duas pistas em cada sentido.

Pablo Lira destaca que a duplicação da principal rodovia federal do Espírito Santo é essencial para a maior segurança de condutores que passam pela estrada diariamente, seja para viajar, trabalhar ou realizar os compromissos de rotina.

Duplicação já! Para um trânsito mais seguro, para a gente preservar nosso bem maior que é a vida. A BR-101 é muito importante para o Estado do Espírito Santo e também para o Brasil. Pessoas e cargas do Brasil todo circulam por nossa BR-101, que merece uma atenção especial. A gente cria aí um sentimento de indignação de ver essas cenas tristes se repetindo, destaca.

Neste ano, a rodovia pode ter uma troca no comando, devido a um leilão que será realizado no dia 26 de junho. O edital define que o novo concessionário deverá manter níveis de serviço elevados, ampliando a infraestrutura existente e corrigindo passivos que afetam a qualidade da rodovia. 

A proposta inclui a melhoria na sinalização, maior fiscalização eletrônica, expansão de faixas adicionais e aperfeiçoamento das estruturas de atendimento aos usuários.

Além disso, a troca de controle vem acompanhada de um processo de diligência prévia, no qual os interessados terão acesso a dados operacionais da concessionária.

Concessionária detalha obras que estão sendo feitas

A Ecovias 101, concessionária que administra a BR-101, lamentou, em nota, os acidentes registrados na rodovia e detalhou a atual situação das obras de duplicação da estrada.

Obras de duplicação

Atualmente, 115,92 km são duplicados:

  • Do Km 205,28 ao 208,17
  • Do Km 215,99 ao 220,37
  • Do Km 257,40 ao 308,20
  • Do Km 308,20 ao 347,70
  • Do Km 348,3 ao 357,650
  • Do Km 363,10 ao 365,30
  • Contorno de Iconha – total de 6,8 km

A Ecovias 101 informou que trabalha também nas obras de duplicação entre os municípios de Guarapari e Anchieta. Nesse segmento, que compreende 22 quilômetros, 21 já foram liberados ao tráfego, incluindo pontes e viadutos.

Atualmente, segundo a Ecovias 101, existe um ponto de desvio no km 247 para execução da ponte sobre o Rio Grande. Foram liberados ao tráfego em fevereiro um trecho de seis quilômetros, incluindo a duplicação das pistas, ponte sobre o Rio Benevente e um dispositivo de retorno em desnível na região de Jabaquara.

Outro projeto estratégico, de acordo com a concessionária, é a duplicação do trecho Norte da rodovia, que abrange uma extensão inicialmente concentrada na Serra, entre os quilômetros 242 e 247, começando próximo ao Contorno de Mestre Álvaro até as proximidades da Praça de Pedágio. A previsão é que as obras sejam concluídas no segundo semestre de 2025.

A concessionária informou que entregou 14 viadutos, 8 pontes e 20 passarelas, modernizou 4 postos de pesagem e revitalizou os quase 479 km de extensão da concessão, com melhorias no pavimento, sinalização, dispositivos de segurança e conservação da rodovia.

Outro avanço, de acordo com a Ecovias 101, foi a entrega de dois viadutos no Contorno de Vitória, em Cariacica, nos quilômetros 293 e 293,8.

“Com o processo de otimização contratual em andamento, novas frentes de trabalho estão sendo planejadas. Isso reforça nosso compromisso com a modernização da rodovia e com a mobilidade segura e eficiente para todos os capixabas. O novo contrato de concessão da BR 101, previsto para ser executado a partir da repactuação, possibilitará a realização de novas obras”, informa a nota.

Relembre o acidente grave do último domingo

O acidente aconteceu na altura do município de Anchieta, no Sul capixaba. Um caminhão carregado de mamão invadiu a contramão e acertou em cheio um ônibus de viagem, que havia saído de Vila Velha e teria como destino o distrito de Raposo, em Itaperuna, no Noroeste fluminense.

Acidente entre ônibus e carreta deixa um morto e interdita a BR-101 no ES/Foto: Leitor WhatsApp
Foto: Leitor WhatsApp

motorista do ônibus, Davi Lima, 45 anos, e o passageiro Jadson Zordan, 25 anos, morreram no local. Penha da Silva Pereira, de 90 anos, também morreu no acidente.

Ao todo, 27 passageiros e o motorista da carreta ficaram feridos e foram levados a hospitais da região e da Grande Vitória.

Um vídeo registrado pela câmera de um veículo que estava atrás do ônibus de turismo envolvido no acidente que matou três pessoas na BR-101, em Anchieta, flagrou o momento exato da colisão.

Veja o vídeo:

*Texto sob supervisão da editora Erika Santos

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