A RT-One Corporation e a Supermicro Computer anunciam uma colaboração estratégica e comercial para projetar e construir o primeiro data center de IA em grande escala da América Latina. A Supermicro será a principal parceira tecnológica para o campus de data center de IA de R$ 6 bilhões da RT-One, localizado em Maringá (PR).
A parceria prevê a implementação da infraestrutura mais avançada de servidores de IA e soluções de refrigeração líquida sustentáveis, garantindo o desempenho eficiente para processar cargas de trabalho de Inteligência Artificial de última geração, acelerar a inovação do mercado local e impulsionar a IA soberana na América Latina.
O campus do data center de 400.000 metros quadrados estará localizado dentro do recém-anunciado Parque Tecnológico e Zona de Processamento de Exportação de Maringá. Projetado para atender às crescentes necessidades de IA e segurança cibernética da América Latina, a instalação se beneficiará da matriz de energia renovável do Brasil e de uma conexão direta a uma usina hidrelétrica, garantindo um fornecimento de energia sustentável, de baixo custo e de alta qualidade.
A RT-One também está desenvolvendo estratégias avançadas de eficiência energética e tecnologias de resfriamento de última geração para promover seu compromisso de Zero emissões Carbono e de Gases de Efeito Estufa (GEE).
Essa combinação de recursos de Inteligência Artificial, grandes quantidades de energia renovável de baixo custo, uma localização estratégica e os benefícios da Zona de Exportação local aumenta a competitividade do Brasil no mercado global e posiciona o Parque Tecnológico de Maringá como um destino atraente para indústrias intensivas em energia, particularmente treinamento de IA e investimentos em computação em nuvem.
O Parque Tecnológico tem 580 MW de capacidade de energia, com a maior parte desta – 400 MW – dedicada ao AI Data Center. Essa infraestrutura robusta e disponibilidade de energia é essencial para computação de alto desempenho, treinamento de modelos de IA e aplicações em nuvem, garantindo energia suficiente para atender às necessidades de todas as empresas do parque.
Para colocar isso em perspectiva, considere as instalações CHI1 (Lakeside Technology Center) da Digital Realty, em Chicago. Este data center, um dos maiores Data Centers do mundo, tem uma capacidade de energia anunciada de pouco mais de 100 MW – apenas uma fração da capacidade planejada para o Parque Tecnológico de Maringá. Esse diferencial reforça a capacidade do parque de lidar com operações com uso intensivo de energia, posicionando-o como um importante centro de inovação tecnológica.
A Supermicro fornecerá a infraestrutura de servidor de ponta necessária para suportar as cargas de trabalho de IA de alto desempenho da RT-One, além de prover outras soluções de tecnologia avançada.
Um componente-chave dessa colaboração são as soluções de resfriamento líquido em “escala de rack” da Supermicro, que aumentarão significativamente a eficiência energética e reduzirão a pegada ambiental do data center. Esses sistemas de resfriamento são essenciais para gerenciar o aquecimento intenso gerado pelas cargas de IA, garantindo operações estáveis e contínuas em velocidade máxima e sob as condições mais exigentes – um requisito fundamental para treinar modelos de IA em larga escala de forma eficaz.
Notavelmente, esta é a mesma tecnologia que a Supermicro utilizou para o supercomputador Colossus da xAI, validando ainda mais o design e a capacidade da RT-One de lidar com as demandas de processamento de IA de última geração.
Além disso, o compromisso da Supermicro na computação verde está alinhado com a estratégia da RT-One promovendo as iniciativas ESG e Carbono Zero. Essa colaboração permitirá a criação de uma plataforma de Inteligência Artificial altamente eficiente, viabilizando uma ampla gama de serviços, incluindo treinamento e inferência de Large Language Model (LLM), análises baseadas em IA, processamento de linguagem natural (NLP) e outras soluções de IA generativa de última geração. Essa infraestrutura permite reduzir as barreiras de entrada para pesquisa e desenvolvimento de IA na América Latina, atraindo startups, instituições de pesquisa e empresas que buscam explorar recursos avançados de Inteligência Artificial.