Zapia atinge investimento de US$ 12 milhões para escalar plataforma de IA

A Zapia recebeu um segundo investimento semente (seed funding), no valor de US$ 7.25 milhões, somando assim um aporte total de US$ 12.35 milhões, que representam um dos maiores investimentos em uma startup de IA na região. Os recursos serão usados para escalar a plataforma, que em apenas 18 meses de existência já conta com mais de 3,5 milhões de usuários e cerca de 40% dos usuários ativos concentrados no Brasil.

A nova rodada foi liderada pela Prosus Ventures, uma das maiores holdings globais de investimentos em empresas de tecnologia. A Endeavor Catalyst (comandada por Reid Hoffman, do LinkedIn), Anthos Capital, Factory HQ, e SnR também participaram do aporte.

Lançada em setembro de 2023, a Zapia oferece serviços gratuitos voltados a ajudar as pessoas a, por meio de uma interface simples e intuitiva de IA no WhatsApp, gerenciar tarefas do dia a dia. Entre suas mais de 20 funcionalidades está a interpretação de imagens e PDFs, programar mensagens para serem enviadas aos contatos do WhatsApp, agendar lembretes em dias e horários determinados, transcrever e resumir áudios, encontrar produtos e serviços (restaurantes, lojas, buffets, entre outros), assim como tirar dúvidas e receber notícias. Apesar do WhatsApp ser o principal ponto de contato dos usuários, a companhia também oferece um aplicativo para iOS e Android, que já foi baixado por mais de 500 mil pessoas.

O CEO da Zapia informa que, para os próximos meses, a startup planeja o lançamento de funcionalides inéditas e que devem revolucionar o mercado e o uso da assistente executiva para WhatsApp. “Essa novidade vai muito além de um simples serviço. Ela vai mudar a essência da Zapia e alavancar nossa estratégia de oferecer soluções que economizem tempo e dinheiro das pessoas”, revela Pereira. Ele lembra que o novo produto já está sendo testado por alguns usuários no Brasil e na América Latina.

Com escritórios no Brasil, Uruguai e Estados Unidos, a Zapia atua hoje nos principais países da América Latina, com funcionalidades otimizadas para português e espanhol. A startup foi fundada por Nicolás Loeff – que anteriormente liderou os times de IA do Google –, Juan Pablo Pereira, ex-CEO da empresa líder em e-commerce cross border na América Latina Tiendamia.com, e Martín Alcalá Rubí, que criou diversas empresas de IA como a TryoLabs e MonkeyLearn.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.