Dengue: Prefeitura de Curvelo decreta situação de emergência devido ao alto número de casos


Nas últimas quatro semanas, o município registrou 1.060 casos prováveis da doença, sendo que 952 foram confirmados. Aedes aegypti transmite dengue, zika e chikungunya
GETTY IMAGES via BBC
A Prefeitura de Curvelo, na região Central, decretou situação de emergência em saúde pública por causa do aumento de casos de dengue.
No documento, a Prefeitura reconhece que o município vive um cenário considerado de ‘alta incidência’. Nas últimas quatro semanas, foram registrados 1.060 casos prováveis da doença, sendo que 952 foram confirmados. No dia 11 de janeiro, o g1 noticiou a morte de uma mulher, de 38 anos, por suspeita de dengue. O caso é investigado e foi feita coleta de material para exame que foi encaminhado para a Fundação Ezequiel Dias (Funed).
Morte de mulher por suspeita de dengue é investigada em Curvelo
A Prefeitura destacou no decreto que houve um aumento nas internações e nos casos com necessidade de hidratação, “especialmente em razão dos casos graves de dengue com complicações”.
Ainda segundo o documento, a situação de emergência autoriza “adoção de todas as medidas administrativas, sanitárias e assistenciais necessárias a contenção de casos de Arbovirores, em especial a aquisição pública de insumos e materiais, e a contratação de serviços estritamente necessários”. O decretou também aprovou a instalação do Centro de Operações de Emergências de Arbovirores (COE).
Casos em 2023
Em 2023, o município notificou 1.972 casos de dengue e 1.820 foram confirmados. Em relação a chikungunya, foram 1.400 notificações, desse total 309 casos foram confirmados.
Emergência em Minas
O governador Romeu Zema (Novo) decretou situação de emergência em saúde pública por causa da alta incidência de casos de dengue e de chikungunya no estado no último sábado (27).
Governo de Minas decreta situação de emergência devido ao alto número de casos de dengue
De acordo com o texto, está autorizada a adoção de todas as medidas administrativas e assistenciais necessárias para conter o aumento de casos das doenças, em especial a aquisição de insumos e materiais para atender a situação emergencial. O decreto tem prazo de 180 dias.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.