Em um futuro próximo, a inteligência artificial generativa não será apenas um assistente financeiro, mas funcionará como um verdadeiro private banker — capaz de conversar com os usuários, entender seus perfis e tomar decisões de forma autônoma. Essa é a visão apresentada por Anderson Chamon, cofundador e vice-presidente executivo de Novos Negócios do PicPay, no Web Summit Rio 2025.
Durante o painel “AI in fintech: Breakthrough or basic automation?”, o executivo ressaltou que a tendência é que os assistentes evoluam para agentes financeiros autônomos, capazes de interagir com os usuários de maneira totalmente personalizada, podendo até dispensar a necessidade de um app bancário.
O PicPay tem liderado iniciativas envolvendo a nova tecnologia e se tornou um case global no setor financeiro pela aplicação de GenAI, sendo reconhecido pela Microsoft. O banco digital é um dos maiores usuários da OpenAI no mundo, com mais de 1 milhão de pessoas atendidas por mês, ficando atrás apenas das big techs na implementação da inteligência artificial face a face com os clientes.
Em 2024, a companhia integrou a IA ao atendimento ao cliente e lançou o Assistente PicPay, que permite, por exemplo, fazer Pix via WhatsApp usando apenas comandos de voz, fotos ou mensagens encaminhadas. Ao longo do ano, mais de 5,7 milhões de usuários interagiram com o assistente, dentro e fora do app.
Atualmente, 100% dos atendimentos passam pela IA do PicPay, com mais de 50% dos casos resolvidos integralmente sem intervenção humana. A tecnologia também foi incorporada ao back office, apoiando áreas como marketing, RH e TI, e já alcança mais de 80% dos colaboradores.
Chamon explicou que o desenvolvimento da IA na empresa foi um processo contínuo de aprendizado e evolução. “Começamos a usar GenAI há dois anos, alimentando o modelo com perguntas frequentes. Depois, evoluímos conectando informações específicas de cada usuário, o que nos permitiu treinar o modelo de forma personalizada”, afirmou.
A IA aprende com o comportamento dos clientes, personalizando jornadas e adaptando respostas de maneira contextualizada. Desde o lançamento, a ferramenta já gerou mais de 40 bilhões de recomendações personalizadas, ajudando os usuários a tomar decisões financeiras mais assertivas.