Juiz de Fora tem quase oito vezes mais casos confirmados de dengue no início de 2024


O comparativo leva em consideração as quatro primeiras semanas do ano em relação ao mesmo período do ano passado. Dados da SES-MG apontam que a cidade chegou a quase 200 casos confirmados da doença. Mosquito transmissor da doença, foto ilustrativa
GETTY IMAGES via BBC
Juiz de Fora confirmou 199 casos de dengue até terça-feira (30). Os dados são do Painel de Monitoramento da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). O número é oito vezes maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram 26 notificações.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
No último boletim epidemiológico divulgado pela SES-MG na segunda-feira (29), a cidade contabilizava 250 casos prováveis de dengue, sendo todos aqueles notificados e que não foram descartados. Na última semana, o Governo de Minas decretou situação de emergência no estado.
🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
Diante da situação, o g1 realizou um levantamento e apresentou a situação nas maiores cidades da Zona da e Campo das Vertentes, bem como quais municípios tiveram o maior número de registros. Em um semana, Juiz de Fora passou de 152 para 250 notificações.
Saiba como denunciar proprietários de lotes e imóveis sujos em Juiz de Fora
A Secretaria Municipal de Saúde ainda não informou a previsão de divulgação do primeiro Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2024. No ano passado, o primeiro índice de infestação do mosquito apontou 7, que corresponde “alto risco” de dengue.
Até segunda, Minas Gerais registrou 64.724 casos prováveis (notificados, exceto os descartados) de dengue. Desse total, 23.389 foram confirmados para a doença. Até o momento, há um óbito confirmado no estado e 35 estão em investigação.
O que é a dengue?
A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses. O vírus é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e tem quatro sorotipos diferentes: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4 — todos podem causar as diferentes formas da doença.
Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém as pessoas mais velhas e aquelas que possuem doenças crônicas, como diabete e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte.
Principais sintomas
Nem sempre a infecção apresenta sintomas. O indivíduo pode ter uma dengue assintomática ou ter um quadro leve.
Mas é preciso ficar atento se a pessoa tiver febre alta (39 °C a 40 °C), de início repentino, acompanhada por pelo menos outros dois sintomas:
Dor de cabeça intensa;
Dor atrás dos olhos;
Dores musculares e articulares;
Náusea e vômito;
Manchas vermelhas no corpo.
❗ O ministério alerta que é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados ao apresentar possíveis sintomas de dengue.
Confira aqui todas informações sobre a doença, formas de tratamento e como evitar
LEIA TAMBÉM:
INVESTIGAÇÃO: Homem que matou 5 filhotes de cachorro a marteladas é indiciado por maus-tratos em MG
ESTRADAS: Homem morre preso às ferragens em acidente na MG-447, em Ubá
SAÚDE: Banco de Leite Humano de MG está com estoque em situação crítica; saiba como doar em Juiz de Fora
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Zona da Mata
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes
Adicionar aos favoritos o Link permanente.