O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não gostou de pesquisas de opinião pública que apontam queda de sua popularidade, divulgadas nos últimos dias por alguns dos principais veículos de comunicação do país. Nesta segunda-feira (28) ele deu um chilique em sua rede social, afirmando que estes deveriam ser investigados por “fraude eleitoral”.
“Estão doentes, não escrevem quase nada além de artigos negativos sobre mim, não importa o quão bem eu esteja indo (…) e são verdadeiramente inimigos do povo”, disse Trump em sua rede Truth Social. O presidente americano culpa principalmente o Washington Post, a ABC News e o New York Times, que nos últimos dias publicaram pesquisas sugerindo uma queda nos índices de aprovação.
“São criminosos pessimistas que se desculpam com seus assinantes e leitores quando eu ganho as eleições por uma margem ampla, muito maior do que mostravam suas pesquisas, perdem muita credibilidade e depois continuam enganando e mentindo”, acrescentou.
Queda de popularidade
Segundo a pesquisa publicada no domingo pelo Washington Post e ABC News, realizada em abril com 2.464 pessoas, 39% dos entrevistados “aprovam” a maneira como Trump lidera sua presidência, em comparação com 45% em fevereiro.
Já a pesquisa publicada na última sexta-feira pelo New York Times, realizada com 913 pessoas, situou seu índice de aprovação em 42%.
Outra pesquisa, divulgada na semana passada pelo Pew Research Center e realizada com 3.589 pessoas, indicou 40% de opiniões favoráveis ao presidente, frente aos 47% registrados em fevereiro.
Uma pontuação muito inferior à de seu antecessor, Joe Biden, em abril de 2021, no mesmo momento de sua presidência.
A NBC News também publicou números desfavoráveis ao presidente americano. Realizada em abril com uma amostra de 19.682 pessoas maiores de 18 anos, a pesquisa concluiu que mais da metade, ou seja, 55% delas, desaprovam a forma de governar de Trump.
*Com Guardian e AFP