Programa do Governo de Roraima impulsiona empreendedorismo feminino


Potencializando Mulheres, linha de crédito da agência Desenvolve Roraima, permitiu que a agricultora Evaldina Freitas ampliasse venda de molhos artesanais de pimenta Com apoio do Governo de Roraima, a agricultora Evaldina Melo conseguiu ampliar produção de molhos de pimenta e gerar mais emprego
Rebeca Bastos/Secom-RR
A comercialização de pimentas no Brasil é muito diversa e segmentada, dada a grande variedade de produtos e subprodutos, usos e formas de consumo. Esse mercado pode ser para consumo do fruto in natura, ou nas formas processadas, que incluem a pimenta desidratada, em pó, conservas e nos tradicionais molhos encontrados em praticamente todos os lares de Roraima.
Com a exploração de novos produtos e apresentações de pimentas, além do fortalecimento de produtos agrícolas com grande valor agregado, o Governo de Roraima, por intermédio da agência Desenvolve Roraima, promove diversos financiamentos que melhoram a atividade produtiva da agricultura familiar por meio do Crédito Rural, seja em projetos de irrigação, insumos e demais custeios.
Uma das produtoras que viu a oportunidade de empreender no setor de vendas de pimentas foi a roraimense Evaldina Freitas Melo, de 58 anos, proprietária da marca Pimentas Guerejé, com sede no Projeto de Assentamento Nova Amazônia, na zona rural de Boa Vista.
Evaldina aumentou produção em 2023 depois de obter crédito do Governo do Estado, por meio da Desenvolve RR
Rebeca Bastos/Secom-RR
“O principal incentivo e inspiração foi a minha mãe. Tudo começou em 2006, quando minha família adquiriu o sítio no P.A. Nova Amazônia. Ela comia pimenta como se come um pão, ou amassada no prato, acompanhando quibe. Mas há alguns anos eu percebi que poderia ganhar dinheiro com as pimentas. E um dia comprei 30 mudas, fui com os colaboradores do sítio e plantamos. Foi quando percebi que eu poderia expandir e ter meu próprio negócio. Daí decidi abrir a Guerejé e vender molhos de pimenta”, explica.
De acordo com Evaldina, em 2023, conheceu a Desenvolve Roraima e por intermédio dela chegou ao financiamento para ampliar a produção e gerar mais emprego e renda. Atualmente fabrica cerca de 200 molhos por dia.
“Eu tive um grande parceiro nessa jornada. Foi com o apoio da Desenvolve Roraima que consegui o meu tão sonhado financiamento. Em 2023 eu investi o recurso em um projeto de irrigação, comprei caixa d’água e encomendei um projeto para irrigar quando não estivesse no período de chuvas. E não pretendo parar, quero ter pimenta para os meus molhos e futuramente exportar”, ressalta.
Produtora teve grande parceria da agência Desenvolve Roraima quando decidiu investir na produção de molhos de pimenta
Rebeca Bastos/Secom-RR
Conforme destaca o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado de Roraima, Adailton Fernandes, o programa Potencializando Mulheres é uma importante linha de crédito da Desenvolve Roraima, alavancando o empreendedorismo feminino. Atualmente, mais de 70% das beneficiadas pelo Microcrédito Empreendedor são mulheres.
“Ao longo dos últimos cinco anos o Governo de Roraima investiu cerca de R$ 21 milhões em financiamento, seja no campo ou na cidade. Deste total, cerca de 2000 mulheres receberam financiamentos. Levamos oportunidade para produzirem e possam gerar economia, emprego, e ter principalmente a capacitação empreendedora, produtiva com a educação financeira. Essa é a fórmula da prosperidade e do sucesso”, diz.
POTENCIALIZANDO MULHERES
Atualmente, mais de 70% das beneficiadas pelo Microcrédito Empreendedor da Desenvolve RR são mulheres
Rebeca Bastos/Secom-RR
É um programa permanente da Desenvolve Roraima que foi lançado desde o início da atual gestão do Governo do Estado de Roraima, tendo em vista a grande procura das mulheres pelo empreendedorismo, que foi impulsionado ainda no período da pandemia.
Apenas em 2023 foram liberados mais de 3 milhões de reais em Microcrédito Empreendedor e Crédito Rural para mulheres empreendedoras e da agricultura familiar.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.