Noite de celebração à identidade e resistência negra consagra Miss Afro Feira de Santana

Miss Afro Feira de Santana
Lusânia Ribeiro | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Mais do que um concurso de beleza, a 8ª edição do Miss Afro Feira de Santana reafirmou, nesta sexta-feira (25), no Centro de Cultura Amélio Amorim, o compromisso com a valorização da mulher negra, sua ancestralidade, autoestima e protagonismo. O evento, promovido pela Associação Cultural MoviAfro, reuniu candidatas em um processo que foi também formativo e político, encerrando com a coroação da jovem Lusânia Ribeiro como Miss Afro 2025.

Ao final da noite, o sentimento geral era de conquista coletiva. A passarela se transformou em palco de afirmação da identidade negra, em um espetáculo que uniu beleza, ancestralidade e protagonismo feminino. Muita gente marcou presença no teatro do Amélio Amorim para acompanhar a final. Entre amigos, familiares e apoiadores das candidatas, o clima foi de festa do começo ao fim.

Miss Afro Feira de Santana
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Conheça a Miss Afro 2025

Moradora do bairro Parque Getúlio Vargas, Lusânia é estudante de podologia e atua como servente no SAC Feira l. Visivelmente emocionada após a vitória, ela destacou a importância do evento para representatividade de meninas e mulheres negras, o que vai muito além da disputa.

Miss Afro Feira de Santana
Lusânia Ribeiro | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“É uma honra imensa participar de um concurso de beleza de mulheres negras. Uma satisfação, porque a gente não vê isso, o padrão que a gente vê é mulheres brancas, com corpo magro e com outra estrutura e eu não. Esse concurso é um concurso maravilhoso, que empodera as meninas negras. Muito emoção, tremendo muito aqui, muito ansiosa, mas é como eu falo, não é só um concurso, a gente entra de um jeito e sai de outra forma, porque a gente aprende muitas coisas sobre nossa ancestralidade, nossa cultura, nossas raízes”, afirmou.

Entre as 84 inscritas, 17 chegaram à final, representando diferentes bairros de Feira de Santana e municípios da região. “Foram muitas meninas bonitas, empoderadas, com sonhos grandes. Todas mereciam estar aqui para concorrer”, completou Lusânia.

Miss Afro Feira de Santana
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

A organização do evento celebrou mais uma realização da edição, apesar das dificuldades enfrentadas com a falta de apoio dos poderes públicos que investem pontualmente ou quase nunca na cultura afro da cidade.

“O concurso foi mais uma vez sucesso. Apesar das dificuldades, nós conseguimos realizar a 8ª edição. Na final trouxemos dois municípios, Antônio Cardoso e Castro Alves. E agora o resultado, coroando a Miss Lusânia Ribeiro. Muita alegria e aí eu repito, apesar das dificuldades, apesar da falta de apoio, da falta de patrocínio, a gente consegue realizar mais uma edição”, destacou Val Conceição, presidente da MoviAfro ao Acorda Cidade.

Além da Miss Afro 2025, também foram eleitas nesta noite Samia Iris, Primeira Beldade Negra, Adjanale Moreira, Segunda Beldade Negra e Ionara Souza como Miss Afro Simpatia, completando a Corte Afro de Feira de Santana 2025.

Miss Afro Feira de Santana
Val Conceição | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Concurso de beleza negra não pode simplesmente coroar uma e esquecer das outras”, ressaltou Val. Todas que participaram já são vencedoras por desafiar as imposições sociais e ocuparem esse lugar com tanta força, coragem e dignidade para reconhecer a beleza, a inteligência e sagacidade das mulheres negras.

O evento também contou com a presença do deputado federal José Neto, que se comprometeu publicamente com a destinação de uma emenda parlamentar de R$ 20 mil para apoiar a edição de 2026.

Miss Afro Feira de Santana
José Neto | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Este é um movimento de empoderamento das meninas pretas, grande parte da periferia, que não vêm pra cá pra ganhar um título. Vêm para dizer que ‘nós estamos aqui, nós somos mulheres pretas, temos origem de mulheres pretas e temos, acima de tudo, identidade com nossas histórias de resistência e de luta por dias melhores para a sociedade e para o povo preto’”.

Segundo o deputado, além da emenda, vai melhorar o diálogo com o secretário estadual de cultura, Bruno Monteiro para buscar novos investimentos para a MoviAfro, devido à sua importância social e racial para a população de Feira e região.

“Que a cada dia (a MoviAfro) possa crescer para a cidade entender que essa é uma cidade do sertão. Então nós estamos vivendo aqui numa cultura de identidade negra muito fundamental para a nossa formação como feirense”, reforçou.

Muito Além de um Concurso: Miss Afro Feira de Santana

Miss Afro Feira de Santana
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O Miss Afro Feira de Santana reafirma a importância de ações que rompem com os padrões eurocêntricos de beleza e oferecem visibilidade a corpos, vozes e histórias muitas vezes apagadas. O evento vai além do desfile e da premiação: promove um espaço seguro de escuta, aprendizado e reconstrução da autoestima para jovens negras, que passam a se ver como referência dentro de suas comunidades.

Miss Afro Feira de Santana
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Para Lusânia, o reconhecimento é apenas o começo. Ela espera inspirar outras meninas, mostrar que todas têm o seu valor, são lindas, fortes e capazes de tudo.

O Miss Afro Feira de Santana segue sendo uma verdadeira celebração da negritude, da coletividade e da força transformadora que nasce quando mulheres pretas ocupam espaços de destaque, com orgulho de quem são e de onde vieram.

Miss Afro Feira de Santana
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
Miss Afro Feira de Santana
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.