Cidade de SC inova ao adotar uso de plataforma da Defesa Civil para envio de alertas de dengue

Imagem de celular mostra um dos alertas de dengue que chegam pelo sistema

Alertas de dengue chegam através de integração com a Defesa Civil – Foto: Divulgação/Prefeitura de Itapema

A partir desta semana, a cidade de Itapema passa a integrar oficialmente o sistema de alertas da Defesa Civil de Santa Catarina, permitindo que mensagens sobre fumacê, casos confirmados de dengue, focos do mosquito Aedes aegypti e outras ações de saúde e risco cheguem diretamente ao celular dos moradores cadastrados.

Além das ações relacionadas à dengue, o sistema também poderá ser utilizado para alertas sobre chuvas intensas, alagamentos, campanhas de vacinação, mudanças no trânsito e interdições por segurança.

A iniciativa é fruto da integração entre a Secretaria de Saúde, o Departamento de Vigilância Epidemiológica, a Defesa Civil de Itapema e a Defesa Civil de Santa Catarina. O serviço já está funcionando e os primeiros alertas sobre fumacê e cuidados contra a dengue já foram enviados.

“Esse sistema é uma ferramenta poderosa. A informação chega direto na mão do morador, com agilidade e confiança. Isso faz toda a diferença, tanto na prevenção de doenças quanto no enfrentamento de emergências”, afirmou o secretário de Saúde, Fabrício Lazzari (Fafá).

A plataforma utilizada é a mesma que emite mensagens de emergência em todo o estado e agora também será usada em Itapema para comunicar ações específicas da Prefeitura relacionadas à saúde, clima e defesa civil.

Como se cadastrar para receber os alertas de dengue pelo celular

Basta enviar gratuitamente um SMS para 40199 com o número do CEP de Itapema (88220-000). Você passará a receber alertas automaticamente sempre que houver alguma orientação ou risco relacionado à sua região.

Também é possível adicionar o número (61) 2034-4611 nos seus contatos de WhatsApp e enviar uma mensagem para ativar o canal oficial da Defesa Civil do Brasil. Por lá, também é possível receber alertas e orientações de forma prática.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.