Apple A18 Pro | chip do iPhone 16 supera M3 em suposto teste vazado

Apple A18 Pro | chip do iPhone 16 supera M3 em suposto teste vazadoRenan da Silva Dores

Depois de divulgar o suposto primeiro teste de benchmark do Snapdragon 8 Gen 4, o perfil do X (antigo Twitter) @negativeonehero postou o que seriam as primeiras pontuações de Geekbench do Apple A18 Pro, chip da companhia aguardado para equipar o iPhone 16. Ao que parece, a plataforma da Maçã deve representar um salto significativo de desempenho para os novos smartphones da empresa, superando até mesmo o Apple M3 usado nos Macs.

Desta vez sem capturas de tela para reforçar os resultados, o informante sugeriu que, em seu estágio atual, o A18 Pro estaria conseguindo atingir 3.500 pontos em single-core e 8.200 pontos em multi-core. Comparado ao A17 Pro presente nos iPhone 15 Pro e 15 Pro Max, capaz de marcar em média 2.906 em single-core e 7.231 pontos em multi-core, o novo processador da Maçã representaria saltos de 16% e 14%, respectivamente, avanços que são de certa forma tímidos.

Apple A18 Pro GB6 score is said to be 3500/8200.

– Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real. –

— Nguyen Phi Hung (@negativeonehero) January 30, 2024

Mesmo assim, os supostos números conseguem ficar bastante próximos ao M3, chip usado pela gigante de Cupertino nos MacBooks mais recentes, que marca 3.183 pontos com um núcleo e 11.203 pontos com todos os núcleos. Mesmo estando em um cenário mais limitado, dentro de um celular, o A18 Pro é cerca de 10% mais rápido em single-core, apesar de perder por 27% em multi-core — é preciso ter em mente que, até onde sabemos, o chip do iPhone 16 deve trazer seis núcleos, contra oito do M3.

A situação é mais interessante quando colocamos na conta os resultados vazados do Snapdragon 8 Gen 4: o aguardado chip da Qualcomm para celulares Android estaria chegando aos 2.845 pontos em single-core e 10.628 pontos em multi-core, o que o torna 18% mais lento ao usar um núcleo, mas respeitáveis 30% mais veloz considerando a CPU por completo. Esse cenário é interessante por ser similar à atual disputa entre o Snapdragon 8 Gen 3 e o Apple A17 Pro.

É importante lembrar ainda que tanto os número do 8 Gen 4, quanto os próprios resultados do A18 Pro são apenas rumores, e poderiam muito bem ser forjados, algo que já aconteceu no passado com registros do Geekbench. Por outro lado, o desempenho apontado por @negativeonehero está alinhado com o que rumores mais antigos já sugeriam, portanto é possível que as informações estejam corretas.

Outro ponto importante que precisa ser considerado é o consumo de energia dos dois processadores — sem sabermos a eficiência de cada um, é difícil dizer qual oferece a melhor proposta, especialmente para uso de smartphones, onde a bateria é muito mais limitada que em notebooks. A expectativa é que haja similaridade nesse aspecto, considerando que ambos devem ser fabricados com a litografia N3E de 3 nm da TSMC, mas é bom aguardar por novas informações.

Não deve demorar muito para que tenhamos novidades dos dois chips, já que estamos a poucos meses dos seus supostos lançamentos. Até lá, é certo que teremos mais vazamentos detalhando o que podemos esperar das soluções.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.