Chuva forte, ventania e risco de alagamentos: fim de semana será instável em São Paulo e no Rio


Previsão da Climatempo alerta para temporais nesta sexta (25) e instabilidade no fim de semana. Abril pode bater recorde de chuva em SP. O último fim de semana de abril começa com tempo instável em boa parte do país, especialmente nas regiões Sudeste e Nordeste. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, a sexta-feira (25) será marcada por chuva forte, ventos intensos e risco de transtornos como alagamentos e deslizamentos de terra.
A tendência é de que a instabilidade diminua ao longo do sábado (26) e do domingo (27), mas o tempo segue fechado e sujeito a pancadas isoladas.
São Paulo: chuva de um mês em dois dias
Depois de um início de semana mais firme, o estado de São Paulo volta a ficar em alerta para temporais. As instabilidades começaram na quinta (24) e se intensificam nesta sexta com o avanço de uma nova baixa pressão no litoral paulista. A previsão da Climatempo aponta acumulados entre 70 mm e 90 mm em 48 horas na capital — o equivalente à média de precipitação de todo o mês de abril, que é de 87 mm.
Se confirmados os volumes previstos, abril de 2025 pode se tornar o mês de abril mais chuvoso na cidade de São Paulo desde 1961. Até o dia 22, o Instituto Nacional de Meteorologia já havia registrado 169 mm no Mirante de Santana. Apenas 36 mm separam este valor do recorde de 204,9 mm, registrado em 1976.
Além da chuva intensa, há risco de ventania, queda de galhos e alagamentos em áreas urbanas. As pancadas podem ocorrer em todas as regiões paulistas, inclusive na Grande São Paulo e no litoral.
Rio de Janeiro: solo saturado eleva riscos
No estado do Rio de Janeiro, a sexta-feira também será de atenção máxima. A combinação entre umidade vinda do Norte do país, baixa pressão próxima ao litoral e ventos em altos níveis da atmosfera deve provocar temporais, especialmente na faixa centro-sul fluminense. As rajadas de vento podem chegar a 70 km/h no norte do estado.
A capital fluminense pode registrar até 30 mm de chuva ao longo do dia, com risco de alagamentos e impactos no trânsito. O solo já está bastante encharcado após um mês de abril chuvoso, com acumulados acima de 200 mm em diversas cidades — Duque de Caxias (280 mm), Nova Friburgo (268 mm) e Macaé (259 mm) estão entre os destaques.
No fim de semana, o tempo segue instável, mas os volumes previstos diminuem. No sábado, são esperados cerca de 8 mm na capital, com céu nublado e aberturas de sol. No domingo, a tendência é de chuvas fracas e passageiras (3 mm), o que pode permitir períodos de tempo firme.
Nordeste: risco de temporais na costa norte
A Zona de Convergência Intertropical segue ativa e provoca temporais no litoral do Maranhão, Piauí e Ceará. Em São Luís, o acumulado entre sexta e domingo pode chegar a 30 mm, com temperaturas amenas. Em Fortaleza e Recife, pancadas isoladas são esperadas, enquanto outras capitais como Maceió e João Pessoa devem ter tempo firme e calor intenso.
Veja os detalhes da previsão do tempo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.