
Um cachorro da raça golden retriever foi resgatado em condições de maus-tratos, na manhã desta quinta-feira (24), durante uma operação realizada no bairro Itapuã, em Vila Velha. Outros dois animais foram encontrados no local, porém sem sinais de negligência.
O golden retriever apresentava lesões graves na pele, secreções e forte odor, além de estar confinado em ambiente insalubre.
A operação foi realizada pela Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPMA), com apoio da Guarda Municipal e da Gerência de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Vila Velha.
LEIA TAMBÉM:
- Corretor de imóveis morre em acidente de moto em rotatória no ES; veja vídeo
- Transcol e aquaviário terão horários especiais para a Festa da Penha
- Toffoli vota para manter suspensão de reintegração de posse de área em Vila Velha
Durante a abordagem, os agentes encontraram três animais no imóvel, mas apenas o golden retriever apresentava sinais de maus-tratos.
O local estava tomado por excrementos e cheiro fétido. De acordo com o delegado Leandro Piquet, o confinamento agravava o estresse do animal, que não tinha acesso ao espaço e cuidados compatíveis com as necessidades da raça.
O ambiente encontrava-se com excrementos espalhados por todo o piso, em condições insalubres. Além disso, constatou-se que o animal estava submetido a regime de confinamento inadequado, considerando as necessidades específicas da raça e porte, que requerem locomoção constante. Tal situação agravava o estresse ao qual o animal era submetido, disse o delegado Leandro Piquet, da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPMA).
No local, a equipe foi recebida pela suspeita, de 59 anos, que se encontrava no hall do prédio e, acompanhada por ela, teve acesso ao apartamento.
A fiscalização da Prefeitura de Vila Velha (PMVV) já havia realizado diligências anteriores no mesmo local, tendo inclusive notificado a conduzida. Entretanto, nenhuma providência foi tomada por ela até o momento.
“Adicionalmente, foi constatada a presença da mãe da conduzida, uma idosa de 84 anos, que também estava exposta aos excrementos e possíveis patologias decorrentes, caracterizando ambiente insalubre e de risco à saúde humana”, acrescentou o delegado Leandro Piquet.
Diante da situação, visando garantir o bem-estar da idosa, a polícia entrou em contato com a neta dela, solicitando que prestasse os cuidados devidos à avó. O golden retriever foi resgatado e ficará em um abrigo da PMVV. Os outros dois animais não estavam em condições de maus-tratos.
A mulher, de 59 anos, foi conduzida à Delegacia Regional de Vila Velha. A Polícia Civil informou que ela foi autuada em flagrante por praticar maus-tratos contra animai.