TikTok impulsiona vídeos na horizontal para competir com YouTube

TikTok impulsiona vídeos na horizontal para competir com YouTubeBruno De Blasi

O TikTok vai turbinar as publicações de vídeos longos gravados na horizontal. Nos últimos dias, criadores de conteúdo receberam o incentivo “Impulsionador de Visualização de Vídeo” (em tradução livre) através de uma notificação enviada no aplicativo.

No aviso, o TikTok encoraja os usuários selecionados a publicar “vídeos com mais de um minuto na horizontal para ganhar mais visualizações”. Ao realizar esta ação, a rede social impulsiona os “vídeos qualificados” por 72 horas.

A plataforma faz outros pedidos para conceder o benefício, como o uso da hashtag “#longervideos”, que é opcional. Mas o conteúdo não pode ser um anúncio e também não pode ser publicado por políticos ou grupos políticos.

– Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/

Outra exigência é ser um criador de conteúdo na rede social há mais de três meses. Por outro lado, o aumento de visualizações não é elegível para receber recompensas do programa experimental de criatividade.

@kenlyealtumbiz DIRECTIONS 👇🏻 Horizontal Videos on TikTok 1. Film video on your phone’s camera, or wherever you always film in Landscape mode (turn your phone sideways) 2. Upload video into CapCut App (it’s free) 3. Look at the menu bar at the bottom and change the “aspect ratio” to 16:9 4. Click the video and highlight it (under actual video next to “mute” & “cover”) 5. At very bottom menu scroll until you see “transform” and then rotate until you’re right side up 6: ADD VIDEO CAPTIONS IN CAPCUT. You CANNOT add video captions or edit in TikTok, it will mess this all up, idk why, that’s on TikTok. 7. Hit the arrow at the top right to export your video 8. Upload into TikTok (you can write out a caption like this one and use hashtags, just NOT in the actual video) #horizontalvideo #horizontal #fullscreenstatus #fullscreen #tiktoktips #horizontalvideos @Ken 🖤 | Business Coach 📲 ♬ original sound – Ken 🖤 | Business Coach 📲

Vídeos na horizontal

Apesar do apelo e de testar a mudança desde 2022, o TikTok ainda não oferece uma opção para publicar vídeos na horizontal a todos os usuários. Mas a consultora Ken (@kenlyealtumbiz) sugere que existe um caminho alternativo.

Para começar, a filmagem deve ser feita no app de câmera do celular e editada no CapCut. Também é necessário escolher a proporção 16:9 e alterar a orientação da imagem para posicioná-la na horizontal.

Ao concluir as edições, é só exportar o vídeo para o TikTok e publicá-lo sem edição alguma, inclusive na capa. Caso contrário, a rede social vai manter o vídeo na vertical, mesmo com as alterações feitas anteriormente.

Algumas pessoas afirmaram, nos comentários, que o procedimento é realmente válido. Mas a técnica não funcionou nos testes do Canaltech, mesmo ao gravar vídeos com mais de um minuto em contas com anos de existência.

Até 30 minutos

O TikTok experimenta outros meios para se tornar mais competitivo e tomar um pouco do espaço do YouTube: a versão Beta do app começou a aceitar o envio de vídeos de até 30 minutos.

A nova opção possibilita novos formatos de conteúdo e altera mais uma vez a dinâmica da plataforma. No começo, a rede social se popularizou pelos vídeos curtos de 15 segundos, um modelo sucesso que resultou na estreia do Instagram Reels e do YouTube Shorts.

Contudo, com o passar dos anos, a ByteDance passou a explorar outras alternativas. Hoje, no aplicativo, existe a opção para gravar vídeos de até 10 minutos, além dos conteúdos de até 20 minutos nas playlists exclusivas.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.