
O Padre Gerson Figueiredo, que é juiz presidente do tribunal da igreja católica, da arquidiocese de Feira de Santana, falou sobre a morte e sobre o legado deixado pelo Papa Francisco. Ele destaca que esse é um momento de pesar e orações e afirma que a morte de Francisco, numa segunda-feira pós Páscoa, diz muito sobre a vida e o legado dele.
“A morte do Papa Francisco na segunda-feira da Páscoa é muito significante para dizer como foi a sua vida. O papa Francisco teve 12 anos do seu pontificado, fecundo na vida da igreja. Ele chega no pontificado após a renúncia do papa Bento XVI e convive no seu ministério com a presença de outro papa, embora emérito. Ele estabeleceu uma relação de comunhão e fraternidade com o papa Bento XVI e que traz ao nosso olho um bem-estar e uma mensagem de convivência e fraternidade muito salutar para a vida da igreja”, afirmou.
Outro ponto destacado pelo padre Gerson, é que o Papa durante seu pontificado trouxe muito presente a questão ecológica, mexendo com o senso social.
“Ele transformou a compreensão da ecologia dentro e fora da igreja. O papa Francisco lança o ano da esperança em momentos de guerra, quando estamos marcados por guerras devastadoras. Neste momento de dor, o papa lança o ano jubilar da esperança”.
O padre também citou transformações no direito da igreja, que foram feitas a partir do Papa Francisco.
“A começar pela própria transformação do processo matrimonial, o acolhimento a processos mais breves para diminuir o tempo e acelerar as respostas dos tribunais aos casais que solicitam a nulidade do matrimônio, passando pelas respostas de corrupção e pedofilia que a igreja atravessava no início do seu papado, quando ele endurece as leis contra esses crimes. Ele também iniciou um debate que a partir de agora deve ganhar força, que é o combate ao abuso espiritual e abuso de poder dentro da igreja. Ele deixa um legado impressionante”, destaca.
Leia também
Vaticano confirma morte do papa por AVC e colapso cardiovascular
Em nota de pesar, Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana relembra encontro com Papa Francisco
Do funeral ao Conclave: quais são os próximos passos da Igreja Católica após a morte do papa Francisco
Morre papa Francisco aos 88 anos de idade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram