Vinho em garrafa de fundo grosso é melhor?


Não necessariamente, embora geralmente seja uma bebida de maior valor agregado. Existem várias teorias para explicar por que algumas garrafas têm fundo côncavo – aquela reentrância chamada punt. Serve para apoiar o dedo na hora de servir? Foi criado para que as garrafas de espumante não estourassem tão facilmente já que o formato minimiza a pressão na hora de colocar a rolha? Servem para acumular sedimentos de vinhos de longa guarda?
A hipótese mais provável é que, no século XVII, o fundo côncavo facilitava a tarefa de soprar o vidro e moldar a garrafa. Atualmente, as garrafas com fundo grosso costumam ser usadas para vinhos de maior valor agregado.
Luccarelli Primitivo di Manduria Old Vines DOP
Luccarelli Primitivo di Manduria Old Vines DOP
Divulgação
Tinto produzido na Puglia, região quente no sul da Itália. Apresenta aromas de ameixa e cereja, notas de tabaco, chocolate e pimenta. Em boca, é aveludado, com taninos finos e macios, um toque de baunilha e café. Amadureceu em barris de carvalho francês e americano por 12 meses. Acompanha carnes vermelhas e pratos com temperos fortes.
Montaña Finca la Claudia Reserva Garnacha DOCa Rioja
Montaña Finca la Claudia Reserva Garnacha DOCa Rioja
Divulgação
Este tinto elaborado pela vinícola espanhola Marqués de Tomares apresenta aromas muito expressivos de frutas maduras com notas de cacau. Em boca, é muito saboroso e frutado, com taninos maduros e longo final. Amadurece por 18 meses em barricas de carvalho francês e é perfeito para acompanhar carnes suculentas.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.