Panela esquecida em fogão ou curto-circuito: investigação busca identificar causa de incêndio que destruiu mais de 30 casas em Manaus


Polícia Civil e Bombeiros analisam os fatores que provocaram o incêndio na comunidade Bairro do Céu. Mais de 300 pessoas ficaram desabrigadas. Bombeiros combatem incêndio que destruiu mais de 30 casas em Manaus
Secom
Uma panela esquecida em um fogão ou um curto-circuito, esses são os principais fatores analisados pela equipe de investigação da Polícia Civil e Bombeiros para buscar identificar a causa do incêndio que destruiu mais de 30 casas na comunidade Bairro do Céu, na Zona Sul de Manaus. De acordo com a prefeitura, 113 famílias, totalizando 303 pessoas, ficaram desabrigadas e a maioria perdeu todos os bens.
À Rede Amazônica, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Orleilson Muniz, afirmou que moradores relataram a possibilidade do esquecimento de uma panela em um fogão de um dos imóveis da comunidade. Um curto-circuito também pode ser uma hipótese para o início do fogo.
“Na comunidade haviam residências com instalações elétricas clandestinas, subdimensionadas. Observamos também a utilização do GLP em botijas B13. E aí nós fizemos uma investigação preliminar no local e diversas pessoas relataram que o incêndio pode ter começado em um panela esquecida. Mas nenhuma outra linha de ação é descartada”, disse o coronel.
Saiba onde e como doar para famílias que perderam casas em incêndio no ‘Bairro do Céu’; confira os postos
Mais de 30 casas são destruídas por incêndio na Comunidade do Céu, em Manaus
A Polícia Civil também informou investiga se o incêndio na comunidade Bairro do Céu foi acidental ou criminoso.
Em nota, a PC afirmou que a perícia do Instituto de Criminalística (IC), da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), foi acionada para analisar o que causou o incêndio.
No sábado, a empresa Amazonas Energia informou que a rede de energia encontrada no local era de forma clandestina, não sendo da concessionária.
Segundo a empresa, a rede elétrica foi construída pelos próprios moradores e apresentava alto risco de acidentes.
Famílias recebem auxílio
Nesta segunda-feira (22), as famílias afetadas pelo incêndio foram cadastradas no programa Auxílio Aluguel. Os inscritos receberão R$ 600 para custear a locação de um lar temporário.
Segundo a Semasc, doações podem ser feitas na Escola Municipal Dr. Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo, localizada na rua Valter Rayol, bairro Presidente Vargas, zona sul de Manaus. Roupas, materiais de higiene, calçados, colchões e eletrodomésticos são os itens permitidos para doação.
Por não haver local para armazenamento, alimentos perecíveis não podem ser doados.
Vídeos mais assistidos do Amazonas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.