Campeonato Carioca terá VAR em todos os jogos de times grandes, após reclamação formal do Vasco

Campeonato Carioca terá VAR em todos os jogos de times grandes, após reclamação formal do VascoFoto: Divulgação/Ferj

Em reunião que aconteceu nesta segunda-feira (29) entre Vasco e Ferj, ficou decidido que todos os jogos (a parti da sexta rodada) do próprio cruzmaltino, além de Fluminense, Botafogo e Flamengo, terão o auxílio do assistente de vídeo. Outro ponto debatido foi o afastamento do árbitro Tarcizo Pinheiro Caetano, que comandou Vasco x Bangu. O profissional passará por reciclagem e não deve mais apitar jogos do estadual em 2024.

A conversa em questão foi capitaneada pelo CEO do Vasco, Lúcio Barbosa e a federação. O clube questionou as decisões polêmicas do último jogo, principalmente em relação à expulsão de Jair e o pênalti cometido por Medel. A nota oficial, divulgada pela Ferj, dizia que o árbitro Tarcizo Pinheiro Caetano cometeu “falhas flagrantes” e que aguarda uma revisão da “Good Game!”, empresa contratada pela federação, para dar um retorno sobre a atuação do árbitro e definir os próximos passos depois do afastamento.

A solicitação do Gigante da Colina para a Ferj era de que todos os jogos do campeonato tivessem a utilização da tecnologia, porém, o pedido foi adaptado. A decisão final foi o uso da ferramenta em todos os jogos de grandes a partir da sexta rodada, quando for possível operacionalizar o árbitro de vídeo no estádio.

Antes do estadual começar, o acordo era que o VAR fosse disponibilizado apenas para os clássicos entre os quatro grandes e nos jogos das fases final do Cariocão. Abaixo, a nota oficial divulgada pela Ferj:

Sempre de portas abertas para os filiados e defensora da transparência, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, através do Departamento de Arbitragem (DEAF-RJ), reuniu-se com os representantes do Vasco para análise técnica da atuação do árbitro Tarcizo Caetano no jogo contra o Bangu: Lucio Barbosa (CEO), Nicolas Fraga (gerente jurídico) e Alexandre Mattos (Diretor executivo de Futebol).

Pelo DEAF-RJ, estiveram na reunião o diretor do departamento, Luiz Mairovitch, o coordenador técnico, Jorge Rabello, o gestor da divisão técnica, Cláudio José, e o gestor da divisão de escala, José Carlos Santiago. Presente ainda o vice-presidente Competições, Marcelo Vianna.

Algumas decisões foram adotadas:

  • O DEAF-RJ concluiu, em relatório, que o árbitro cometeu flagrantes falhas técnicas e passará pelo Processo de Formação Continuada;
  • Sem prescindir da tecnologia, a FERJ aguarda relatório da Good Game! para complementar a análise da atuação do árbitro; e
  • A partir da sexta rodada da Taça Guanabara, os jogos de clubes grandes x formadores terão auxílio, sempre que for possível operacionalizar, do Árbitro de Vídeo. Vale lembrar que, apesar do uso da ferramenta em clássicos, semifinais e finais aprovada, por unanimidade, em Conselho Arbitral, a FERJ entende ser necessário ampliar o uso do VAR.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.